(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

5 dicas de saúde essenciais para um ambiente corporativo

Seguranca-do-trabalho (1)

É importante que os cuidados com a saúde sejam estabelecidos em qualquer local, principalmente no ambiente corporativo, no qual, o investimento tem grande impacto para a empresa como um todo. Afinal, além de atender normas vigentes a respeito da saúde e segurança no trabalho, profissionais saudáveis podem apresentar maior eficiência.

 

Neste contexto, é importante dar ênfase ao fato que a motivação no ambiente do trabalho sofre impacto por diversos fatores e a saúde é um deles. Devido a isso, é importante que existam ações em prol da saúde e para realizá-las, é possível seguir as seguintes dicas:

 

1) Implantação de uma cultura corporativa saudável

 

A cultura da empresa abrange uma série de questões, desde os valores, políticas básicas até os comportamentos. Naturalmente, os valores, visão e a missão estão envolvidos no bem-estar dos funcionários, principalmente pelo potencial de evitar grandes transtornos. Uma empresa com uma cultura organizacional bem definida e que valoriza seus colaboradores atua de forma clara em cada parceria, desta forma passa a evitar  prejuízos, estresse e hábitos prejudiciais.

 

2) Investimento em ginástica laboral

 

No caso da ginástica laboral, trata-se da prática de atividades físicas no ambiente corporativo Todavia, são exercícios que não exigem um espaço específico, pois envolvem práticas de controle corporal, técnicas de respiração, reeducação postural e alongamento. Além dessas características, é uma modalidade realizada em um curto tempo, de aproximadamente 15 minutos.

 

3) Aposte em palestras de conscientização

 

O conhecimento é o básico a se tratar da saúde no trabalho, afinal, cada posição envolve determinados riscos e conhecer esses fatores, formas de amenizá-los e de como reagir em determinadas ocasiões pode ser decisivo para os colaboradores. As palestras são opções capazes de contribuir com a saúde no âmbito profissional e pessoal, assuntos como alimentação, postura, higiene do sono e sedentarismo podem ser abordados de forma dinâmica, com a possibilidade de distribuição de agendas personalizadas para anotação.

 

4) Ergonomia como prioridade


A ergonomia corresponde a uma área que estuda a relação dos sistemas com as pessoas em prol da adaptação do trabalho com as condições físicas e psíquicas. Dessa maneira, é possível garantir um melhor desempenho, segurança e conforto no ambiente corporativo. Naturalmente, em cada área existem especificações a serem atendidas, como postura adequada, manuseio de materiais, movimentos repetidos, número de pausas, iluminação, entre outras.

 

5) Contrate quick massage

 

Quick massage corresponde a uma massagem rápida, que dura entre 10 e 15 minutos. É uma modalidade ideal para ambientes empresariais justamente por ser algo rápido e que não exige nenhum tipo de estrutura complexa. É um serviço que promove o relaxamento muscular nos membros superiores e contribui essencialmente para o alívio do estresse.

 

Para avaliar os benefícios da aplicação desses fatores, é possível imaginar uma empresa de organização de eventos, que deve atender diversas etapas para que a ocasião apresente resultados satisfatórios, assim como em outros setores, no dia a dia os funcionários estão propensos a serem acometidos por momentos de tensão e estresse, que podem ser prejudiciais para a saúde.

 

Saiba como implementar a ginástica laboral no ambiente de trabalho

 

É comum para os empreendedores ter dúvidas de como aplicar essa ação ao decorrer do expediente, sem que comprometa a produtividade, mas, com um bom e especifico planejamento é possível aplicar essa modalidade na organização. É interessante contratar uma empresa especializada para a correta realização e gerenciamento da ginástica.  Entre os principais passos que a empresa adotará para a implementação, é o que é possível abordar:

 

  • Um projeto baseado em avaliações nos postos de trabalho;
  • Analisar a viabilidade do projeto com os gestores;
  • Realização de campanhas para conscientização;
  • Treinamentos periódicos com os profissionais;
  • Análise de resultados.

 

Referindo-se aos líderes é bem importante que haja um incentivo no que diz respeito a participação dos colaboradores, em especial, destacar os benefícios atribuídos ao impacto  que podem ter em diversas áreas da vida dos colaboradores.

 

Como deixar o ambiente mais saudável e agradável?

 

Questões de saúde já são observadas na consolidação do contrato, quando o atestado médico admissional é requisitado, porém, é preciso ir além e assegurar que os funcionários disponham de um local realmente agradável para trabalhar. É algo a ser considerado em elementos como a mobília, decoração e ambientes específicos para descanso.

 

Além das opções apresentadas, há  possibilidade de investir em salas de descompressão, que contribui com a qualidade de vida dos funcionários de forma geral e também tem grande impacto na produtividade. O ambiente pode ser direcionado para relaxamento e/ou dispor de  elementos como máquina de café, sala de jogos, poltronas para relaxamento e televisão.

 

Para qualquer dica a ser adotada, é preciso que exista estratégia para não comprometer aspectos como os prazos e metas da organização, o que reforça a necessidade do equilíbrio em qualquer área, desde o controle de entrada e saída com itens como catracas de acesso até outros elementos estruturais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

WhatsApp chat