(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

5 dicas para manter sua empresa engajada

engajamento da equipe

O engajamento de equipe é importante para qualquer organização. Quando isso acontece, os objetivos e metas de uma empresa são mais facilmente atingidos, o que leva a organização a crescer.

Atualmente, as empresas que mais crescem são as mais preocupadas com o bem-estar e satisfação de seus colaboradores. 

Os funcionários são a maior fonte de benefícios, é deles que parte todo o trabalho que resulta no produto ou serviço oferecido.

Para obter mais qualidade e levar um produto de qualidade ao cliente final, uma organização precisa entender que primeiro ela deve ser boa para os seus funcionários.

O marketing voltado para o público interno, ou seja, os colaboradores, precisa ser trabalhado constantemente para gerar satisfação, segurança e comprometimento das equipes.

Trabalhar em equipe pode ser um desafio, mas por meio do uso de estratégias de motivação, que visam trazer qualidade de vida ao dia a dia de trabalho dos colaboradores, fica muito mais fácil gerar o engajamento.

É natural que empresas que estejam começando a investir nessas estratégias tenham algumas dúvidas, mas neste artigo vamos falar um sobre a importância em ter uma equipe engajada, os benefícios disso e algumas estratégias de endomarketing indispensáveis.

Por que é importante ter uma equipe engajada?

O mercado moderno é um ambiente hostil e com muita competitividade e concorrência. Por isso, é muito importante para as empresas que suas equipes de colaboradores tenham um rendimento melhor.

Essa produtividade não surge apenas a partir do investimento em equipamentos e infraestrutura, e é exatamente aqui que surge a importância do engajamento.

Se as equipes não estão comprometidas com os resultados almejados pela empresa, esta fica estagnada em um patamar que não atinge mais as demandas do mercado.

Isso leva a investimentos e contratações desnecessários que, além de aumentarem a produtividade, acabam por trazer mais gastos.

Definir engajamento pode ser uma tarefa ampla, mas o que mais se adéqua às necessidades das empresas modernas, como no caso de uma fabricante de painel elétrico industrial, é a identificação do colaborador com os objetivos e valores da organização.

Quando o colaborador se identifica com a empresa, ele passa a empregar um grande esforço na realização de suas tarefas, envolvendo mais comprometimento, entusiasmo, resiliência e melhorando os resultados alcançados.

Consequentemente, um profissional engajado é aquele que se sente realizado ao executar suas tarefas diárias. 

As atribuições da empresa são compatíveis com seus ideais e seus propósitos pessoais, então, isso tem um significado especial.

Como resultado, o profissional passa a sentir orgulho da empresa em que trabalha e possui uma visão alinhada a dela.

Uma organização, como no caso de uma empresa de conserto de elevadores que possui uma equipe engajada tem como resultado:

  • Uma equipe que encara os desafios com motivação;
  • Imagem positiva da empresa para o mercado;
  • Redução da ocorrência de erros;
  • Redução do índice de turnover;
  • Maior retenção de talentos.

Dessa forma, fica fácil concluir que o engajamento é a melhor maneira de reduzir custos, aumentar a produtividade, ter colaboradores mais satisfeitos e atingir resultados além do esperado.

Para atingir esses resultados, as organizações precisam investir em estratégias que envolvem os processos de endomarketing.

O que é endomarketing?

Muitas empresas se preocupam com as estratégias que envolvem o marketing e a publicidade de sua marca voltadas para o público consumidor, mas desconhecem ou não valorizam o endomarketing.

Trata-se de uma estratégia institucional voltada para o público interno de uma organização, ou seja, seus colaboradores. 

Essas estratégias visam melhorar a imagem que os funcionários têm de seu local de trabalho, aumentando sua motivação e reduzindo as taxas de turnover.

Além disso, quando aplicado, o endomarketing promove uma imagem positiva da empresa para profissionais que não fazem parte da equipe. Consequentemente, a organização acaba por se tornar o objetivo de muita gente.

O marketing interno melhora a imagem que a organização tem tanto para seus colaboradores quanto para seus consumidores.

Isso porque os colaboradores exercem influência a respeito da imagem da empresa quando não estão nela.

Um exemplo disso é um funcionário de uma empresa de corte e dobra de chapas que esteja satisfeito e fale bem dela para amigos e familiares.

Consequentemente, pessoas que estejam do lado de fora da organização, inclusive consumidores, passam a ter uma boa imagem da empresa.

Se observarmos essa estratégia sob um ponto de vista mais profundo, notaremos, inclusive, que o endomarketing é adotado por absolutamente todas as empresas grandes e bem conceituadas do mercado.

Quantas vezes ouvimos alguém falar: “dizem que trabalhar lá é muito bom”? Provavelmente, muitas vezes. 

Então, quando ouvimos isso, com certeza, essa empresa é realmente muito boa e investe nas estratégias de endomarketing.

Se uma fabricante de filtro rotativo, por exemplo, resolve adotar as estratégias de endomarketing, ela consegue ver diversas razões para isso, como:

  • Colaboradores mais motivados;
  • Produtividade otimizada;
  • Colaboradores leais e compromissados;
  • Qualidade de vida e bem-estar.

Aplicar o endomarketing envolve estratégias muito simples que se encaixam perfeitamente em todos os perfis de empresa, desde uma multinacional até uma pequena fabricante de gabarito de furação para marcenaria.

Dicas de estratégias de endomarketing

Todo e qualquer tipo de marketing envolve um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas individualmente ou em conjunto. 

No caso do endomarketing, as estratégias podem ser aplicadas individualmente ou como a empresa decidir.

Antes de adotar qualquer dica deste artigo, é preciso entender que ele irá focar nos colaboradores.

Portanto, é importante fazer um levantamento sobre as necessidades dos funcionários, o que eles pensam a respeito da organização, quais pontos eles acreditam que possa melhorar dentro da empresa, dentre outras questões.

Assim que essas informações são levantadas, as estratégias em endomarketing podem ser executadas para atender à demanda de tal empresa, como no caso de uma fábrica de moldagem por injeção.

No entanto, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas, independentemente de qual seja a necessidade de uma organização, e que impactará positivamente os colaboradores.

1 – Invista em palestras e eventos motivacionais

Empresas grandes e conhecidas no mundo todo têm como hábito oferecer palestras e eventos motivacionais para seus colaboradores.

Isso porque esses eventos colaboram para o crescimento pessoal do colaborador, ajudando-o, também, a estruturar melhor o seu caminho profissional.

Além de prepará-los para encarar o dia a dia no mercado de trabalho e também dentro da empresa, esses profissionais se tornam cidadãos mais conscientes e mais maduros pessoalmente.

2 – Invista em melhoria da comunicação interna

A comunicação interna é muito importante para que todo mundo dentro de uma empresa fale e entenda a mesma língua. 

Isso quer dizer que uma boa comunicação não abre brechas para desentendimentos e até evita o surgimento de boatos.

Além disso, uma empresa, como uma fabricante de fita veda rosca teflon, por meio de melhorias na comunicação interna, consegue estabelecer um entendimento mútuo entre empresa e colaborador.

3 – Promover mais integração

Muitas empresas, no Brasil e no mundo, costumam promover eventos para integração e também para estreitar seu relacionamento com os colaboradores.

Festas de fim de ano, aniversário da empresa e happy hours também são boas estratégias em endomarketing para aumentar a motivação dos funcionários.

4 – Pesquisas de satisfação

É muito comum vermos marcas, como no caso de uma organização que ofereça gerenciamento de facilities, realizarem pesquisas de satisfação com seus clientes.

Essas pesquisas têm diversos objetivos, principalmente, melhorar a qualidade do produto ou do serviço oferecido, bem como a qualidade do atendimento, dentre outras variadas questões.

No entanto, também é de suma importância realizar pesquisas de informação com os colaboradores. Eles são a parte mais importante da organização, não importa em que setor estejam atuando.

Quando não estão satisfeitos ou sentem que não são ouvidos pela organização em que trabalham, esses colaboradores tendem a se desmotivar, o que acaba por reduzir sua produtividade e provocar queda na qualidade no geral.

5 – Oferecer benefícios diferenciados

Todo profissional, não importa qual seja sua profissão ou seu nível hierárquico, gosta de receber benefícios diferenciados.

O salário já não é mais o suficiente, convênios e vale alimentação são interessantes, mas ainda assim não saem do padrão.

Oferecer premiações, cartões presentes, sessões de massagens em spas, dentre outros brindes e prêmios estimulam os colaboradores. 

Além de estimular, esses benefícios trazem todo o diferencial que apenas as melhores empresas possuem.

Como você viu, o endomarketing é uma estratégia poderosa para melhorar a imagem de uma organização para os seus funcionários, refletindo positivamente na sociedade e nos consumidores.

Por meio de algumas estratégias simples, a melhora da satisfação dos colaboradores é conquistada, trazendo um ambiente organizacional muito mais saudável para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

WhatsApp chat