Como agir no primeiro dia de trabalho?

Postado em 13 de dezembro de 2017

O primeiro dia em seu trabalho é muito parecido com o primeiro dia na escola após as férias. Você novamente se sente como um pequeno peixe em uma grande lagoa. E novamente, você precisa estar pronto para causar uma boa primeira impressão, especialmente porque o que as pessoas primeiro pensam de você importa mais do que você pensa. Começar com o pé direito com os seus colegas e superiores vai encaminhar sua carreira no caminho certo e significarão maravilhas para o seu futuro em uma empresa.

TRABALHO (1)

Mas o que exatamente você deveria estar fazendo no seu primeiro dia de trabalho? Depois de preencher a documentação administrativa de contratação, pode ser difícil saber por onde começar. Para ajudá-lo a se preparar para este próximo grande passo, listamos algumas dicas para fazer seu primeiro dia de trabalho ser um sucesso.

Primeiro dia de trabalho: o nervosismo deve ser vencido com sorrisos e profissionalismo

Um sorriso é o melhor caminho para construir a boa vontade. Um sorriso genuíno mostrará que você está animado para estar na empresa. Novos funcionários também devem estar atentos às pistas sociais dos colegas de trabalho. Responda aos tons e linguagens corporais adequadamente e ajuste seus maneirismos de acordo com seus colegas de profissão. Mantenha uma atitude amigável e sempre cumprimente novos colegas de trabalho com um sorriso, se apresentando apropriadamente. Além disso, certifique-se de evitar abreviaturas em sua comunicação escrita que são comumente usadas em mensagens de texto, além de usar um português correto e com uma pontuação exemplar.

 

Primeiro dia de trabalho: a integração exige que você chegue mais cedo e saia mais tarde nos primeiros dias

Ser pontual no emprego novo é esperado. Chegar um pouco mais cedo do que os seus colegas de trabalho é recomendado se você quiser causar uma boa impressão. Para ajudar você chegar a tempo, conheça sua rota de transporte e quanto tempo levará você a chegar ao local de trabalho. Se acontecer de você superar o tráfego e chegar ainda mais cedo do que você esperava, use o tempo extra no estacionamento ou em uma área longe da porta da empresa se você tiver com mais de 10 minutos de antecedência. Certifique-se de ser uma das últimas pessoas a sair nesse primeiro dia para você ter uma sensação melhor da cultura do novo ambiente profissional.

Como investir em sua carreira: uma boa apresentação pessoal

Usar uma boa roupa e ter uma aparência bem cuidada mostrará que você se preocupa em representar uma imagem positiva de sua nova empresa. Em termos de vestimentos apropriados, tome sempre nota do que as pessoas em uma posição similar estão usando. Caso contrário, pergunte ao seu gerente o que é apropriado. Em caso de dúvida, é melhor superar as duas primeiras semanas e, em seguida, ajustar o seu guarda-roupa conforme necessário.

Saiba como passar confiança para alguém no ambiente profissional

Tomar a iniciativa de se apresentar a todos que conhece não só deixará uma boa impressão, mas também aumentará sua confiança. As primeiras impressões são importantes, e este será um grande dia para conhecer muitos de seus colegas de trabalho mais próximos. É fundamental cumprimentar o máximo de pessoas quanto for possível. Ofereça um sorriso genuíno e comece diálogos com colegas de trabalho. Deixe os outros saberem que você está disponível para ajudar e que você está ansioso para colaborar com eles. Esse tipo de construção de relacionamento vai te levar longe, construindo uma rede profissional eficiente para sua carreira. Tomar a iniciativa de tornar-se uma parte da cultura da empresa desde o início ajudará a mostrar que você está empenhado em ser um jogador de equipe. Mas provavelmente o conselho mais útil para causar uma boa primeira impressão é lembrar de ser você mesmo. O primeiro dia pode causar um pouco de nervosismo, mas dá pra tirar de letra!

Prepare-se para falar sobre a empresa no primeiro dia de trabalho

Esteja preparado para ter uma conversa inteligente sobre a empresa, especialmente com seu novo chefe. Afinal, você pode ter sido contratado em parte porque você tomou o tempo para aprender sobre a empresa antes da sua entrevista, então, assegure-se de passar por certos pontos de discussão, tais como os objetivos da empresa, valores, produtos e concorrentes antes do seu primeiro dia. Claro, não se espera que você conheça os procedimentos da empresa ainda. Portanto, é bom manter ouvidos abertos e um caderno para escrever informações novas.

 

Ouça e faça muitas perguntas no primeiro dia de trabalho

É perfeitamente aceitável sentir-se inseguro sobre o seu papel e sobre os processos da empresa em seu primeiro dia. Todos já passaram por isso e todos precisam de ajuda. Isso exige que você tenha humildade e peça assistência aos outros profissionais. Ouça seu novo gerente e tome notas para que você possa usá-las mais tarde. Se você não está esclarecido sobre o que você está perguntando, faça perguntas até tudo ficar claro. Você também pode fazer uma parte do que é solicitado e depois apresentar ao seu gerente, perguntando se é aquilo mesmo que ele tinha pedido. Não se espera que cada processo seja memorizado em seu primeiro dia, e é por isso que é benéfico ouvir qualquer comentário e fazer ajustes com base nesse feedback. Seu objetivo é demonstrar que você pode rapidamente se atualizar e fazer ajustes em tempo real no seu trabalho com base nas expectativas do seu gerente.

 

Concentração e pequenas vitórias no seu dia a dia vão te levar um longo caminho

No primeiro dia de trabalho, você não conseguirá resolver os problemas mais complexos da empresa. Em vez disso, a chave é focar em algo pequeno, algo que talvez você possa completar e entregar com um desempenho forte. Pode ser melhorar um memorando, melhorar uma planilha, ou pode estar criando uma apresentação adicional para reunir os principais pontos de uma apresentação. Tenha em mente que uma pequena vitória no seu primeiro dia aumentará sua confiança e ganhará o respeito de seus colegas. Se for dada uma tarefa, peça prazos, pois você quer saber o que exatamente é esperado de você para seus projetos de trabalho, e seu supervisor apreciará seu interesse.

Agradeça a quem te ajudou no primeiro dia

Semelhante a como você seguiria após uma entrevista, mostrando sua apreciação pelos esforços de outras pessoas para recebê-lo, você terminará o seu dia com uma boa dose de positivismo. Algumas pessoas podem ter ajudado você com suas dificuldades com tecnologias, enquanto outras podem ter feito algo tão simples quanto mostrar a localização do banheiro. Certifique-se de reconhecer todos pela sua ajuda, enviando um email de agradecimento pessoal para aqueles que tornaram o seu dia um pouco especial. Isso é algo que muitas vezes não é feito no primeiro dia, mas é algo que é muito apreciado por aqueles que estão recebendo o agradecimento.

 

Fonte: Ponto RH

 

Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional

Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.

Clique aqui para entrar em contato conosco