(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Como o projeto de lei 459/2015 pode mudar o RH

2019-12-17_Blog1

Ação de psicólogos em RH é limitado, veja como isso afeta sua empresa!

Por muitas vezes, o RH das empresas acaba sendo executado por profissionais com diversas formações. Pensando nisso, foi criado em 2015 um projeto de lei que limita a atuação de outros profissionais no RH das empresas, deixando a função “exclusivamente” para tecnólogos ou bacharéis em Administração, que ficariam responsáveis pelas folhas de pagamento, gestão da empresa. Esses profissionais também ficariam responsáveis por comprovar todos os anos a filiação aos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). Além disso, as empresas que permanecerem trabalhando de forma irregular deverão pagar multa.

 

Leia também: Importância da comunicação entre Recursos Humanos e Segurança do Trabalho para sua empresa.

 

Porém, nem tudo são flores. A decisão tem levantado polêmicas, principalmente com os psicólogos, que serão os mais afetados pela mudança. Para os administradores, que estão constantemente buscando por maior regulamentação de seus serviços, a lei é vantajosa e tem ampla aprovação do público.

A necessidade de atualizar as leis regulamentadoras da administração é bastante cobrada, visto que as mesmas estão em exercício desde 1965.

Os psicólogos, que ocupam a maioria dos cargos de RH, ficarão restritos apenas ao recrutamento e capacitação de novos colaboradores, o que fez com que o Conselho de Psicologia rejeitasse fervorosamente a possível medida.

 

Leia também: A carreira em recursos humanos não é para pessoas “legais”

 

De acordo com a nova lei, caberá somente aos administradores elaborar e gerir os planos de cargos, carreiras e salários, gerenciar folhas de pagamento e registros de ponto nas empresas, realizar auditoria administrativa, coordenar as pesquisas salariais e organizacionais, avaliar o desempenho de profissionais e consultorias em organizações. 

 

 Leia também: Medindo a gestão de recursos humanos: os indicadores fundamentais em RH

 

Você acredita que a lei nº 458/2015 será boa para as empresas?

WhatsApp chat