(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Saiba quais são as novas normas de prevenção de risco implantadas pelo governo!

15-01

Governo altera NR-9 e acrescenta anexo sobre condições de trabalho com exposição ao calor

 O anexo adicionado trata exclusivamente sobre calor, além de acrescentar novas regras para os trabalhos que passam por descarga térmica. O anexo foi acrescentado para que a exposição ocupacional  do trabalhador ao calor não cause danos à saúde.

No documento é possível encontrar medidas de prevenção à exposição que incluem controle médico, permissão de autolimitação do trabalho, água fresca e procedimentos para emergências.

As mudanças apresentadas no Anexo 3 da NR 9 foram aprovadas em consenso entre trabalhadores e empregadores da Comissão Tripartite Paritária Permanente que envolveu debates, audiências públicas e realização de consultas na apresentação das alterações.

Leia também: Curso CIPA | Comissão interna de prevenção de acidentes

A NR 9 também se refere à exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis. De acordo com a norma, agora é preciso incluir câmara de contenção de monitoramento eletrônico e sistemas de mediação eletrônica em tanques de armazenamento. 

Nas alterações também foram acrescentadas as atividades e operações insalubres ligadas ao calor. A NR passou por uma atualização nos critérios estabelecidos.

Além disso, a partir de agora é obrigação do empregador orientar o empregado sobre os danos causados pelo calor, tais como sintomas, distúrbios relacionados e possíveis problemas de saúde. 

 

Desde o mês de fevereiro de 2019 as NRs estão passando por alterações para adequá-las ao novo modelo de governo. Fique atento em nosso blog, em breve postaremos mais atualizações!

WhatsApp chat