(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Dia Do Psicólogo – 27 de agosto

27 de Agosto - Dia do Psicólogo

Hoje dia 27 de agosto, é comemorado o dia do Psicólogo. Dentre muitas áreas de atuação, um dos segmentos é a Psicologia Organizacional, e que existem abordagens únicas de trabalho, com focos mais específicos em determinados âmbitos da sociedade.

A psicologia organizacional é um dos braços dessa ciência e surgiu da psicologia industrial, onde o foco principal da função era perceber e compreender melhor os fenômenos psicológicos que estavam acontecendo em organizações, empresas e fábricas. A partir desse estudo era possível identificar os problemas e de que forma eles atingiam os trabalhadores em geral.

Com a evolução do tempo, novos desenvolvimentos foram realizados fazendo com que a psicologia industrial passasse a se desmembrar em duas diferentes vertentes: a psicologia do trabalho e a organizacional.

Hoje em dia, as funções de um psicólogo organizacional estão voltadas para o trabalho direto com os colaboradores de uma empresa e na gestão de recursos humanos. Ele participa dos processos de seleção e recrutamentos dos funcionários, analisa cada cargo oferecido na empresa para falar sobre os pontos fortes a serem buscados, o que é necessário para preencher uma vaga e faz testes psicológicos também.

Com relação aos testes, apenas psicólogos são aptos a aplicá-los, sendo obrigatório estarem vinculados a um conselho regional de psicologia e terem um CRP ativo.

Além dessas tarefas, esse psicólogo faz treinamentos com os colaboradores, auxilia na melhora do clima organizacional das empresas e ajuda de forma profunda na mudança de ambiente, sendo uma ponte entre as perspectivas dos funcionários e as expectativas da empresa.

Todas as funções desse profissional relacionam-se basicamente com o bem estar e a promoção da qualidade de vida dos funcionários da organização, entendendo que isso é crucial para agir com produtividade e alcançar resultados expressivos.

A tensão e os conflitos entre funcionários, que sempre têm a possibilidade de existirem, também são aliviados com a ajuda do psicólogo organizacional, pois por meio dele são buscadas soluções para um ambiente mais harmônico.

Quais as principais formas de atuação do psicólogo organizacional?

Como falamos anteriormente, a função desse profissional é aplicar técnicas de recrutamento e seleção de pessoas, fazer o treinamento dos colaboradores para provocar seu desenvolvimento pessoal, aplicar testes psicológicos e comportamentais, fazer pesquisas sobre o clima organizacional e elaborar programas que impulsionem a qualidade de vida dos funcionários da empresa.

A influência de um profissional como esse no ambiente de trabalho é imensa. Através de muito estudo o psicólogo organizacional é capaz de compreender a relação entre os colaboradores para dar parâmetros sobre a vida coletiva da empresa, no intuito de extrair o máximo dos funcionários e assim, fazer a empresa caminhar ainda melhor no mercado.

Seus benefícios para as organizações são o aumento da produtividade, melhora nas relações de comunicação entre colaboradores de todos os níveis, diminuição das demissões e novas contratações por causa do bom entrosamento da equipe, identificação de problemas de saúde e doenças ligadas ao trabalho e ajuda na promoção da motivação face o desencorajamento dos trabalhadores.

Um empreendimento de sucesso é resultado da ajuda de profissionais que contribuem para esse impacto positivo. Por isso, o psicólogo organizacional é imprescindível na manutenção de um ambiente saudável e mais produtivo em todos os níveis de uma empresa, combatendo problemas e fazendo uma boa gestão dos recursos humanos.

 

 

Fonte: Catho

WhatsApp chat