(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Ergonomia: como a medida pode afetar a sua vida

Como a ergonomia pode afetar sua vida

Como a ergonomia faz parte de sua rotina

A ergonomia está presente em todos os lugares de sua vida, você consegue perceber? Seja no seu ambiente de trabalho, em sua casa ou nos produtos que você manuseia, tudo foi pensado para garantir maior conforto, reduzir lesões e permitir que você tenha mais qualidade de vida. Bom, na verdade nem tudo foi pensado ergonomicamente, mas sem dúvidas, deveria ser. 

Leia também: Ergonomia e Qualidade de Vida 

No trabalho, a ergonomia é regulamentada pela Norma Regulamentadora 17 e tem como intuito garantir um ambiente livre de desconfortos, onde os colaboradores possam trabalhar com mais segurança e menos riscos de complicações futuras de saúde devido a falta dela. O empregador também tem vantagem, visto que graças a ergonomia é possível aumentar a produtividade e diminuir o absenteísmo e afastamentos por doença.

O descumprimento das normas impostas pela pela NR-17 pode acarretar em diversas complicações para empresa e para o trabalhador. Ao ser notificada pelo não cumprimento das normas, a empresa tem até 60 dias para realizar as correções, caso não sejam feitas, a empresa é multada e pode até responder a um processo perante a justiça do trabalho. 

Quanto ao trabalhador, caso não cumpra as normas implementadas, o mesmo poderá sofrer penalidades previstas na lei, podendo até ser demitido por justa causa. 

Caso sua empresa esteja com dificuldades na implementação da ergonomia no ambiente de trabalho é importante contar com uma empresa qualificada que realizará um laudo e orientará você em todas as mudanças necessárias. 

O ergonomista e diretor da Labore Saúde Ocupacional, George Coelho, respondeu a várias dúvidas, juntamente com a professora Carla Prata  sobre a ergonomia em um vídeo muito didático, acompanhe e esclareça a todas elas!

 

WhatsApp chat