Ergonomia e Telemarketing

Notícias recentes

Que a ergonomia no trabalho é importante, você já sabe.

Realmente, adaptar as condições do espaço físico às necessidades dos funcionários é essencial para qualquer empresa. Pode ter certeza de que isso vai aumentar a produtividade, evitar afastamentos, motivar colaboradores e reduzir consideravelmente os problemas trabalhistas.

Mas apesar de todos os funcionários precisarem de uma atenção especial quando se trata da realização das suas atividades, algumas áreas requerem um cuidado um pouco maior.

É o caso do telemarketing!

Considere que essa tarefa possui algumas regras bastante específicas e também uma demanda de repetição maior do que a da área administrativa, por exemplo.

Então, se você quer saber mais sobre a importância da ergonomia no trabalho para os operadores de telemarketing, acompanhe a leitura desse artigo e aproveite para proteger a equipe e a empresa!

Mas afinal, por que a ergonomia no trabalho é importante para o telemarketing?

Pensar em ergonomia no trabalho quando se trata das áreas relacionadas ao telemarketing é realmente muito importante. Em primeiro lugar, precisamos considerar que esses profissionais, de forma geral, são aqueles que fazem contato com o cliente, seja para realizar uma venda ou um suporte, para fazer a fidelização ou a retenção, entre outras situações.

Portanto, eles realmente têm bastante relevância para a empresa e por isso precisam se sentir bem no ambiente de trabalho, além terem bastante conforto para a realização das atividades. Em segundo lugar, a função de telemarketing requer especificações como o uso do headset e do computador, ambos de forma repetitiva, com apenas
algumas pausas pré-determinadas para descanso.

Pode ter certeza de que esse tipo de tarefa, sem os cuidados necessários, é realmente um risco para a saúde do operador. Distúrbios osteomusculares, tendinite, edemas e hérnias de disco devido à postura incorreta, ao mobiliário desconfortável e ao posto de trabalho em condições inadequadas, são as doenças mais comuns.

Para você ter uma ideia, a mão, o punho, a lombar e até mesmo os membros inferiores podem ser atingidos pela ergonomia no trabalho inadequada. Os sintomas iniciais são formigamentos nas mãos, nas pernas e nos pés, dores
nos dedos, redução dos movimentos, perda de força motora, dores nos ombros e nas costas e inchaços nas mãos e nos membros inferiores.

Além da sua empresa começar a ter problemas com as ausências dos funcionários, o que é bastante prejudicial não só para os resultados, mas também por sobrecarregar os demais, você ainda pode ter que lidar com transtornos bastante caros, como afastamentos e processos trabalhistas. Para evitar tudo isso, cuide para que os operadores de telemarketing tenham excelentes equipamentos ergonômicos, como mesas e cadeiras adequadas,
além de descanso para braço, antebraço e pés, suporte para os punhos, entre outros.

A ergonomia no trabalho está inclusive presente na NR17. Quer saber mais sobre o que especifica a norma regulamentadora? Então leia o próximo tópico!

 

O que diz a NR 17 sobre a ergonomia no trabalho?

A norma regulamentadora NR17 especifica os parâmetros da ergonomia no trabalho com o intuito de adaptar as condições do espaço às características psicofisiológicas dos colaboradores. A ideia é proporcionar o maior conforto possível, além da segurança e do apoio para o desempenho eficiente da função.

O subitem 17.1.2 da NR17 é o que dá ao empregador a atribuição de fazer a análise ergonômica do trabalho (AET), justamente para evitar doenças relacionadas às condições da função. Mas se você quer saber mais especificamente sobre a ergonomia no trabalho dos operadores de telemarketing, clique aqui e leia o anexo II da norma
regulamentadora.

Aproveite para avaliar se a sua empresa está realizando as ações necessárias. Mas se ela não estiver, fique tranquilo.
No próximo tópico você vai saber como mudar agora mesmo esse cenário.

 

Qual é a melhor alternativa para a sua empresa com relação à ergonomia no trabalho?

A solução para a sua empresa ficar dentro da NR17 e evitar problemas relacionados à ergonomia no trabalho é adaptar as condições do espaço físico dos operadores de telemarketing.

A Labore Saúde Ocupacional tem exatamente o que você precisa!

Trabalhamos com uma metodologia exclusiva e avançada para detectar todos os riscos. Ela consiste em um laudo ergonômico realizado por profissionais qualificados, que analisam os postos de trabalho e desenvolvem ações preventivas, exatamente do jeito que a sua empresa precisa.

Clique aqui para saber mais sobre essa vantagem! Gostou? Então entre em contato conosco! Trabalhamos com extrema qualidade e de forma ética e comprometida, seguindo todas as especificações legais da NR17.

Precisa de outros serviços? Ótimo! Na nossa página você também vai encontrar laudo para PNE, medicina e segurança, exame toxicológico, perícias judiciais, brigada de incêndio, programas de qualidade de vida e muito mais.

Que tal acrescentar a ginástica laboral para a equipe de telemarketing e minimizar ainda mais os seus riscos?

Sim, temos mesmo uma solução completa para a sua empresa.

Solicite um orçamento sem compromisso e aproveite essa oportunidade!

Compartilhe
WhatsApp chat