(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

EXAMES PERIÓDICOS AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS OCUPACIONAIS

EXAMES OCUPACIONAIS

Os exames periódicos são – não só uma obrigação do empregador como também – um direito do trabalhador, que necessita ter o seu estado de saúde constantemente monitorado.

No trabalho os indivíduos experienciam inúmeras situações de risco. É muito válido ressaltar que até escritórios apresentam um risco em potencial para o trabalhador.

Isso porque o risco de acidentes é normalmente associado a ambientes de trabalho como sítios de construção ou mesmo a ocupações com relação a redes elétricas. Algo que está completamente equivocado.

Interessado em aprender mais a respeito dos exames periódicos e como eles ajudam a prevenir doenças ocupacionais? Continue lendo esse texto e saiba como!

O QUE SÃO DOENÇAS OCUPACIONAIS?

Doenças ocupacionais é uma terminologia especialmente desenvolvida para indicar condições de saúde diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador.

Se não diretamente a atividade, seria às condições do ambiente de trabalho no qual ela está inserida. Por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma fábrica pode estar exposta a uma quantidade de barulho que pode ser extremamente prejudicial.

É importante deixar claro que um indivíduo que desenvolveu uma doença ocupacional tem os mesmos direitos que aqueles que sofreram acidentes de trabalho.

QUAIS SÃO AS DOENÇAS OCUPACIONAIS?

Existem inúmeros tipos de doenças ocupacionais. Aqui, ressaltaremos aquelas mais comuns, sendo as maiores causas de afastamentos e aposentadoria:

  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Surdez;
  • Estresse ocupacional;
  • Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
  • Dermatose ocupacional; dentre outras.

COMO ESSES DISTURBIOS PODEM SER EVITADOS?

A própria empresa desempenha um papel fundamental na hora de conscientizar os seus funcionários a respeito das doenças ocupacionais. Não somente, também é de sua responsabilidade oferecer as condições necessárias para que elas não aconteçam.

Algumas dessas ações podem ser:

  • Conscientização para ter um estilo de vida saudável;
  • Melhoria direta no ambiente de trabalho, diminuindo os riscos;
  • Ações de saúde ocupacional, mais precisamente exames médicos periódicos para avaliar as reais condições de saúde do trabalhador; dentre outros.

A IMPORTÂNCIA DO EXAME PERIÓDICO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O exame periódico é a melhor e única ferramenta que o empregador tem para avaliar a real situação de saúde de seus colaboradores. Não somente a obrigatoriedade do eSocial para todas as empresas (inclusive para os MEI) torna isso ainda mais importante.

Mas como exatamente o exame periódico pode ajudar na prevenção?

Imagine que um trabalhador tem exposição constante a barulhos autos (podendo até ser considerada uma situação insalubre). A audição é perdida aos poucos e muito dificilmente o próprio funcionário irá notar.

Sendo assim, o exame serve para identificar essa situação ainda no começo, evitando o seu desenvolvimento até a completa surdez.

 

Ficou clara a importância do exame periódico na prevenção de acidentes? Para mais informações como essa, continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro da segurança do trabalho.

WhatsApp chat