(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Horas extras e produtividade não caminham juntos, entenda o porquê!

horas-extras

Descubra as grandes desvantagens do excesso de horas extras para sua empresa! 

Você faz parte dos que acreditam que quanto mais horas extras o funcionário cumprir, melhor é para sua empresa? Se a resposta foi sim eu tenho uma má notícia: você está enganado! 

As horas de trabalho são limitadas por um motivo: as pessoas precisam de repouso, seu colaborador precisa de tempo para ele, para a família, para os amigos. Por mais que pareça que sair no horário estipulado é não ter compromisso com a empresa, isso mostra que o funcionário é produtivo, ou seja, que ele consegue cumprir com sua demanda durante o seu horário de trabalho. 

Entre as desvantagens para a empresa estão o pagamento excessivo de horas extras, a diminuição de produtividade, a fadiga constante do colaborador, visto que precisa cumprir mais horas que o estipulado por lei, o que diminui seu tempo de descanso, e a possibilidade de processo por danos morais. 

Quando a empresa obriga o funcionário a trabalhar em excesso, impedindo o seu devido descanso, pode colocá-lo em risco diante de acidentes de trabalho e resultar em um processo para o empregador. 

Leia também: O máximo de horas que você pode trabalhar, segundo a ciência

Para que isso não aconteça é preciso instaurar medidas dentro da empresa que possibilitem o controle dessas horas extras, de modo que nem o funcionário, nem a empresa sejam prejudicados. Alguns pontos podem ser levados em consideração para isso.

Quais as medidas para impedir que o empregador e o empregado sejam prejudicados?

  • Contrate! Além de diminuir a carga sobre seus colaboradores, você ainda movimentará o mercado graças a sua contratação! 
  • Crie um banco de horas! Dessa forma, quando necessário o colaborador cumpre horas extras, mas que deverão ser pagas no futuro, garantindo o descanso.
  • Crie momentos de repouso mental para o seu colaborador durante o dia, assim ele poderá colocar a cabeça no lugar e certamente voltará do repouso mais produtivo!

Fique atento! Mais horas trabalhadas não significa mais produtividade! 

 

WhatsApp chat