(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Música para Ginástica Laboral nas empresas

GINÁSTICA-LABORAL

As músicas para ginástica laboral tem papel fundamental durante o desenvolvimento da atividade nas empresas, seja para prevenir ou corrigir problemas relacionados à saúde dos seus colaboradores.

 

A resposta do cérebro ao ouvir o ritmo da música é automática. O corpo e a mente são influenciados conforme foi constatado em estudos realizados no Hospital Geral de Massachusetts nos Estados Unidos. Os resultados foram tão positivos que o hospital possui até um Programa de Música Ambiental.

1. Influência da música no organismo.

As pesquisas revelaram que pessoas que ouviam música por aproximadamente 20 ou 30 minutos diários, estavam com a pressão mais baixa, comparadas com aquelas pessoas que não ouviram música. O coração batia no compasso da música: acelerava quando envolvido pelas ondas rápidas e diminuía mediante a ritmos mais lentos.

 

Através da simples escolha de músicas para ginástica laboral e das necessidades da empresa, é possível atingir altos índices de benefícios no trabalho tanto para os colaboradores quanto para as organizações.

 

Benefícios da Ginástica Laboral para saúde física e mental dos colaboradores:

 

  • Aumenta a qualidade de vida e o bem-estar.
  • Traz mais motivação para o trabalho.
  • Melhora a disposição e a autoestima.
  • Alivia dores, sensações de incômodo e mal estar.
  • Melhora a postura e reduz o cansaço físico.
  • Diminui o estresse, a tensão e a ansiedade.
  • Previne lesões e doenças que podem ser agravadas com o trabalho.
  • Breves pausas reduzem a fadiga visual e mental.
  • Proporciona maior interação entre os funcionários.

 

Benefícios da Ginástica Laboral para as organizações:

 

  • Proporciona maior produtividade no trabalho.
  • Colabora para a diminuição do índice de afastamento médico.
  • Torna o ambiente e as relações de trabalho mais agradáveis e prazerosas.
  • Atende aos padrões de ergonomia e qualidade de vida no trabalho.

2. Cative a participação com músicas para ginástica laboral.

As melhores músicas para ginástica laboral são aquelas que os funcionários mais interagem. Por isso, faça uma pesquisa entre os colaboradores e descubra os ritmos e músicas que eles mais gostam. Depois é só usar a criatividade.

 

O desenvolvimento da ginástica laboral nas empresas é um grande desafio. Muitos funcionários ainda colocam barreiras quanto à participação da atividade; geralmente por causa do sedentarismo ou simplesmente porque é algo novo no qual ainda não estão acostumados.

 

No entanto, os exercícios laborais são realizados de modo direcionado, com base nos movimentos executados diariamente pelo trabalhador com o objetivo de melhorar sua postura e a capacidade muscular.

 

Uma dica é acertar na escolha de músicas para ginástica laboral e quebrar as objeções para a realização da atividade na sua empresa. Intercale em cada sessão, as preferências de sons dos funcionários; assim é possível agradar a todos os gostos e ao mesmo tempo atender à norma regulamentadora NR-17 que visa melhorar a ergonomia no trabalho.

Por que realizar ginástica laboral na sua empresa?

 

A carga horária que muitos funcionários ficam submetidos na mesma função e numa mesma posição podem ocasionar inúmeras doenças laborais. Um motivo muito comum que ocasiona lesões musculares é a desatenção do trabalhador em relação a sua própria postura.

 

Outro fator que afeta a saúde do trabalhador são os esforços repetitivos que representam um ciclo menor que 30 segundos ou que envolva sempre os mesmos movimentos. Eles submetem o corpo a tensões ou incômodos que, além de afetar a saúde do trabalhador, reduz sua produtividade no trabalho e pode gerar afastamento médico.

 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE, mais de 3,5 milhões de pessoas receberam diagnóstico de LER/DORT em 2013. Já há algumas décadas, essas são as doenças ocupacionais com maior frequência nos registros do INSS.

 

Ginástica Laboral, quando e como fazer?

 

A ginástica laboral deve sempre ser feita com intensidade baixa, dentro de 5 a 15 minutos diariamente ou em dias alternados na semana (conforme a necessidade) e acontece na própria unidade empresarial.

 

As técnicas de alongamento, respiração, percepção postural, e compensação dos músculos nas várias partes do corpo, podem ser feitas de forma descontraída; simulando até brincadeiras e danças.

 

A ginástica laboral corrige e previne de modo ativo as patologias ocupacionais e pode ser feita antes, durante ou após o trabalho, dependendo do objetivo que se pretende atingir:

  • Ginástica Laboral Preparatória: ocorre antes de iniciar o trabalho.
  • Ginástica Laboral Compensatória: realizada em breves intervalos durante a jornada de trabalho.
  • Ginástica Laboral de Relaxamento: acontece após o expediente.

As empresas que desenvolvem ginástica laboral são beneficiadas com a diminuição de faltas no trabalho, redução de custos com serviços médicos e aumento da produtividade nos seus setores.

Por isso, trabalhe a motivação dos funcionários para que possam superar o cansaço, o sono, o desânimo ou qualquer outro impedimento para a prática da atividade.

Para cativar os colaboradores, associe o momento à diversão. A ginástica laboral deve ser prazerosa e supervisionada por um profissional de ergonomia capacitado como fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança e outros.

Leia mais:

História da Ginástica Laboral

Ginástica Laboral no Trabalho

Qualidade de vida

Você tem interesse em implantar o programa de Qualidade de Vida em sua empresa?

 

Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional

Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.

Clique aqui para entrar em contato conosco