(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL II

GinasticaLaboral
 Estatísticas atuais mostram que cerca de 4 milhões de brasileiros precisam fazer tratamento por causa de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas.

A ginástica laboral é uma série de exercícios praticados no ambiente de trabalho, em horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir possíveis lesões dos funcionários por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. Os exercícios estimulam todas as partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.

(Oliveira, 2006):

A Ginástica Laboral compreende exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento, realizados em diferentes setores ou departamentos da empresa, tendo como objetivo principal prevenir e diminuir os casos de LER/DORT.

A ginástica laboral está altamente ligada com as doenças ocupacionais, é um dos maiores meios de prevenção desses casos.

Existem dois tipos de ginástica laboral: a preparatória e a compensatória:

A Ginástica Preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível fazer em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu inicio, e isso não descaracteriza de ser preparatória. Ela é feita com alongamentos/aquecimentos dependendo de cada estrutura exigida. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Dura em média de 5 a 10 minutos.

A Ginástica Compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às maquinas, mesas do escritório, ou em locais livres, utiliza-se exercícios de descontração muscular e relaxamento, busca diminuir a fadiga e prevenir doenças profissionais.

Benefícios para o funcionário

A prática de Ginástica Laboral previne e combate as doenças profissionais. É um meio de prevenir o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Reduz também a sensação de fadiga no final do expediente, contribui para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da ginástica é o relacionamento social e dependendo da atividade até o trabalho em equipe.

Benefícios para a empresa

A Ginástica Laboral é responsável por uma redução de gastos com afastamentos médico, acidentes, lesões, melhorando assim a imagem da empresa perante os funcionários e a sociedade, além de melhor a produtividade e qualidade.

O profissional de educação física deve planejar um plano para cada empresa, antes disso deverá conhecer a empresa e como é sua rotina diária. Não apenas usando exercícios como alongamentos e aquecimentos, mas também poderá ser aplicados outras aulas, como utilização de músicas, bolas, e outros acessórios.

Então, conclui-se que a Ginástica Laboral é eficiente na prevenção das doenças ocupacionais, na melhoria da qualidade de vida do trabalhador e na diminuição do absenteísmo.

Fonte: http://phmp.com.br/noticias/os-beneficios-da-ginastica-laboral/

WhatsApp chat