(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Quais ferramentas digitais podem auxiliar no cuidado da saúde dos funcionários?

ferramentas-digitais

Cada vez mais as empresas visam medidas que valorizam a saúde dos funcionários, além do que é proposto pela legislação vigente. É no desenvolvimento dessa tarefa que as ferramentas digitais surgem como verdadeiras aliadas das organizações quando o assunto é saúde, essencialmente por possibilitarem uma comunicação eficaz.

 

É importante que as medidas empregadas sejam direcionadas para todos os colaboradores, por mais que em alguns casos possam existir grupos com um risco mais elevado. Os empreendedores devem se ater às especificações de atuação, mas implementar ações preventivas para todos evita o início ou agravamento de problemas. Assim como a gestão de outros aspectos, quando se trata da saúde no trabalho é fundamental que exista um planejamento adequado. 

Quais são as principais vantagens?

 

Os benefícios atingem tanto os colaboradores quanto a empresa, principalmente ao considerar que com a mão de obra saudável e valorizada, é possível potencializar a sustentabilidade do negócio. Isso se deve ao fato de que com os recursos certos, mais inteligência, consistência e valor são agregados à empresa, o que se reflete no nível de contribuição dos funcionários.

 

As tecnologias têm grande impacto nas transformações e quando se trata de saúde, as vantagens obtidas pelos colaboradores estão relacionadas essencialmente  com a atualização de recursos, conscientização e medidas que realmente prezam pela saúde, o que têm impacto não apenas no meio corporativo, mas na vida de forma geral. 

 

A produtividade que é impulsionada está relacionada tanto com fatores quantitativos como com qualitativos. Em primeiro lugar, tratam-se de questões relacionadas com a elevação de vendas, redução de faltas e de acidentes. Já no segundo  caso, condiz essencialmente com um melhor entendimento de tarefas, clareza na comunicação, conforto, confiança e motivação. 

Recursos digitais que podem ser aplicados

 

A partir do segmento que a corporação atua, o modo como as ferramentas digitais serão aplicadas pode variar significativamente. Devido aos avanços tecnológicos e a importância de empregar recursos para otimizar os processos nas corporações, há uma diversidade notória de opções que podem ser usadas para contribuir com a saúde, tais como:

 

  • E-mail marketing;
  • Softwares de planejamento;
  • Aplicativos;
  • Plataformas educacionais.

 

O e-mail marketing compõe uma ampla lista de estratégias de marketing digital, porém, pode ser aplicado para outras finalidades e neste caso, contribuindo com a comunicação interna. Uma base de e-mail bem estruturada possibilita o envio de conteúdos relevantes para os colaboradores, capazes de conscientizá-los sobre saúde no ambiente corporativo ou ainda, com produções de conteúdo que oferecem orientações e dicas. 

 

Os softwares de planejamento podem ser significativos não só para a saúde, mas para a empresa como um todo. São programas voltados para reunir e organizar dados, desde financeiros até atividades, prazos e anotações. Por grande parte dos softwares viabilizarem o uso entre equipes, a integração pode ser favorecida.

 

De uma forma geral, uma organização efetiva contribui com a produtividade e evita grandes transtornos, o que pode afetar a saúde mental do funcionário . Além dos softwares, plataformas educativas e até mesmo materiais de conscientização podem ser aplicados para otimizar a gestão de saúde ocupacional.

 

Hoje em dia há uma série de aplicativos para atender as mais variadas necessidades e não é diferente ao se tratar do setor de saúde. Existem aplicativos pessoais que são interessantes para a saúde física e mental, porém, ao se tratar de um empreendimento, é possível orientar a utilização de aplicativos que contribuam com a identificação de serviços no setor de saúde, como uma clínica de psicologia, local para realização de ultrassom da tireoide ou que estejam relacionados com recursos amplamente usados na área, por exemplo, um cilindro de gases medicinais.

 

As plataformas educacionais devem ser selecionadas cuidadosamente para o uso dos colaboradores, principalmente ao considerar que deve ter compatibilidade com a empresa e pontos a serem atendidos, a partir deste ponto, a recomendação pode ser decisiva. 

Torna-se essencial a escolha de plataformas viáveis com fácil assimilação e que possuam um conteúdo dinâmico. 

 

Neste cenário, apontar as necessidades dos colaboradores em termos de saúde é imprescindível na escolha de ferramentas e análise do que poderá ser trabalhado com esses recursos. Após o levantamento das necessidades e pontos críticos, a realização de um mapeamento torna-se viável. No entanto, não basta planejar e executar, deve existir acompanhamento para averiguar o desempenho das ações e se de fato estão auxiliando a saúde dos colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

WhatsApp chat