(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Quais são os exames ocupacionais?

21-11

Veja quais são os exames ocupacionais e qual a função de cada um deles!

Mais do que simples exames, os exames ocupacionais são responsáveis por garantirem a segurança do colaborador e do empregador, além disso são obrigatórios por lei. Sua empresa está em dia com eles?

 

Os profissionais responsáveis pela segurança e saúde do colaborador devem trabalhar juntos para estabelecer e fazer cumprir as regras e normas previstas, evitando consequências drásticas que possam afetar o desempenho do funcionário e a produtividade da empresa.

Os exames são fundamentais nesse processo e a negligência pode custar caro à empresa, caso algum empregado apresente problemas na saúde provocados por uma atividade inadequada na empresa — sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos.

Levando em consideração todo o prejuízo que um problema de saúde pode ocasionar para empresa e colaborador, a prevenção é o melhor caminho a ser seguido. Todo e qualquer tipo de exame é importante para um indivíduo.

 

Veja quais são os principais exames ocupacionais que podem garantir maior produtividade e menor absenteísmo de seus colaboradores. 

Exame admissional

Exame feito antes do colaborador começar a trabalhar, deve ser feito, de acordo com a lei dentro do prazo máximo de 15 dias, a contar do início de suas atividades laborais.O objetivo do exame é confirmar se o trabalhador está em condições físicas e mentais para exercer as funções designadas.Para a empresa, o exame admissional apresenta vantagens diversas. Uma delas é evitar que o empregado considere, em um eventual processo trabalhista, ter contraído determinada doença no ambiente de trabalho.

Exames periódicos

Os exames periódicos variam de acordo com a função exercida pelo trabalhador e dependem, também, de sua idade. Esse tipo de exame é realizado a cada 2 anos por empregados que apresentam entre 18 e 45 anos, que não estão expostos à riscos ocupacionais

Para empregados com idade superior a 45 anos e inferior a 18 anos, os exames periódicos ocorrem todos os anos. Eles também acontecem anualmente para os trabalhadores que apresentam doenças crônicas e para aqueles que desempenham atividades que estão expostos è riscos ocupacionais.

Exame demissional

Esse tipo de exame só acontece quando o contrato de trabalho é rescindido, ou seja, quando o empregado é demitido. Ele deve ser feito, obrigatoriamente, durante o prazo de 10 dias que antecedem a saída do trabalhador (enquanto ele ainda cumpre o aviso prévio) até a data em que for homologada a sua demissão

Exames de mudança de função

Os exames de mudança de função podem envolver, também, mudanças no local de trabalho, como a transferência do trabalhador para outro setor da empresa e alteração no modo de execução de algumas atividades, desde que as novas condições de trabalho submetam o colaborador a riscos diferentes dos existentes em sua função anterior. 

Exames de retorno ao trabalho

Os exames de retorno ao trabalho destinam-se aos funcionários que passaram mais de 30 dias afastados do trabalho. A motivação dessa prolongada ausência deve ser doença (ocupacional ou não) e licença-maternidade (especificamente para mulheres).

Trata-se de um dos mais importantes exames para colaboradores, pois, somente com novos exames médicos que atestem boas condições de saúde, eles poderão retomar suas atividades profissionais.

Como você pôde perceber, os exames são fundamentais tanto para a empresa quanto para os empregados. Deve haver uma real preocupação da empresa em contratar bons profissionais, mas, acima de tudo, em preservar a saúde dos trabalhadores.

WhatsApp chat