(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

ERGONOMIA

Análise Ergonômica do Trabalho NR 17

Com as novas obrigações do eSocial a questão ergonômica passou a ser uma preocupação constante das empresas, a partir do momento em que foi identificada como uma das maiores causas de não conformidade presente em todas as empresas.

A Labore Saúde Ocupacional apresenta metodologia avançada na detecção dos riscos ergonômicos através do Laudo Ergonômico, conforme determina a NR-17, onde profissionais altamente qualificados coletam dados nos postos de trabalho, analisam e desenvolvem as melhores ações preventivas referentes as condições do ambiente de trabalho.

George Coelho é o Ergonomista Responsável da Labore Saúde Ocupacional, possui certificação nível 1 ABERGO, inscrição 176. O profissional é fisioterapeuta do Trabalho Crefito 8 - 72052 - F. Técnico em Segurança do Trabalho Registro PR/005722.3. Especialista em Morfofisiologia do Exercício Físico – UEM. Especialista em Ergonomia – UFPR Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano – UEM. Perito Judicial - Justiça Estadual - Comarca de Maringá.

Comitê de Ergonomia

As empresas mais evoluídas estão implantando a Ergonomia sob a forma de SISTEMA DE GESTÃO e os resultados são altamente positivos, tanto na redução das LER/DORT e lombalgias, quanto na melhoria de condições gerais de trabalho e redução do desconforto.

O que são os Comitês de Ergonomia?
São grupos estruturados dentro das empresas para atacar os problemas ergonômicos existentes de forma gradativa e sistemática, evitando os esforços isolados. Esses grupos trabalham sob uma coordenação nomeada pela gerência e com o trabalho de secretaria executiva sendo feito pelos profissionais do SESMT. Os problemas críticos são analisados por forças-tarefas, contando com um profissional de Ergonomia, um trabalhador experiente, um técnico da área e da máquina e um supervisor. Esse grupo, após analisar a atividade, estuda em profundidade suas soluções e elabora um Plano de Ação, que é então aprovado pela alta gerência.

WhatsApp chat