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Técnicas de endomarketing na gestão de RH.

ENDOMARKETING

O endomarketing na gestão de RH visa intensificar a visão e valores da empresa, integrando as equipes com as lideranças.

 

É uma excelente estratégia para quem procura atingir um efeito mais colaborativo e produtivo dentro da organização.

 

O conceito de endomarketing na gestão de H está relacionado à interação entre funcionários e a empresa empregadora, fortificando a relação de benefícios para ambas as partes.

 

Há quem acredite que vida pessoal e vida profissional não tem nada a ver uma com a outra.

 

Sim, são coisas diferentes. Mas é inegável que uma pode afetar a outra. Quando há uma razão, um propósito de trabalho o empenho do funcionário é impulsionado mesmo com as adversidades da vida.

 

Agora se a vida pessoal do empregado não vai muito bem e no trabalho só sofre pressões e pouco é motivado, com certeza esses fatores vão afetar o seu rendimento.

 

Características do endomarketing na gestão de RH.

Coloque uma causa, um propósito no qual o colaborador possa se sentir satisfeito e impulsionado a produzir na sua estratégia de endomarketing.

 

Quando o colaborador percebe que está sendo valorizado, sua produtividade aumenta e ele é capaz de ir muito além daquilo que lhe é solicitado.

 

As campanhas e ações de endomarketing na gestão de RH devem ser planejadas de acordo com a cultura organizacional da empresa.

 

É preciso também definir desde o início os recursos que serão destinados para a comunicação interna bem como os resultados almejados.

 

O endomarketing na gestão de RH atua desde a contratação, treinamento e motivação dos colaboradores.

A empresa que busca definir seu posicionamento no mercado encontra no endomarketing a base de sustentação para concretizar sua autoridade no mercado..

Afinal são os funcionários que utilizam insumos, geram produtos e serviços e realizam os demais processos da empresa. Além disso, são eles que lidam  com os clientes.

 

A redução de custos, o aumento da produtividade e melhores resultados em vendas só podem ocorrer se os funcionários receberem incentivos para isso.

Principais ações de endomarketing na gestão de RH.

  1. Comunicação interna.

O sucesso de toda empresa depende de uma comunicação interna assertiva, independente se a empresa é grande ou pequena.

 

É muito importante aprimorar a estrutura pela qual as informações institucionais e avisos são transmitidos aos funcionários.

É preciso ser transparente para que as equipes saibam dos números referentes a metas, resultados financeiros e planejamento estratégico.


  1. Pesquisa.
    É o próximo passo antes de planejar qualquer ação e descubrir a melhor solução para aprimorar o entusiasmo e o clima organizacional.

 

Identifique a real opinião dos funcionários em relação à empresa, se estão satisfeitos com o trabalho e aproveite também para colher sugestões de melhorias.

Assim fica mais fácil ter uma ideia do que fazer e ter ações assertivas.

 

Retome a pesquisa após o período de implantação das ações de endomarketing e compare o antes e o depois.

3. Política de benefícios
Seja criativo, consulte a legislação trabalhista e encontre soluções que vão além do básico como um vale refeição  ou um plano de saúde.

 

Há tantas opções que você pode implantar na sua empresa a custos baixíssimos e que vão fazer com que o colaborador se sinta valorizado e na obrigação de recompensar a empresa pelo benefício.

 

Uma ajuda de custo para um custo, um auxílio a cursos de capacitação, incentivos à prática de atividade física, folga no aniversário ou algum outro tipo de benefício que possa vir de encontro com o interesse do seu funcionário.

4. Vídeos Institucionais.
As empresas estão percebendo o potencial que os vídeos têm de criar engajamento e estabelecer relacionamentos com o público

Crie vídeos institucionais que conte a história da sua empresa e inclua seus colaboradores. Relembre os pontos fortes da sua organização para que os colaboradores se sintam orgulhosos da empresa para qual trabalham.

Utilize o lazer e desenvolvimento intelectual como estratégia.

Uma excelente estratégia como forma de recompensar as equipes quando elas atingem metas ou grandes conquistas é oferecer momentos de lazer.

 

Para quebrar a rotina, pode-se também preparar momentos de descontração como eventos integrativos, palestras motivacionais, cafés da manhã e até jogos para estimular a criatividade.

 

Para o desenvolvimento intelectual, pode-se oferecer workshops ou cursos reciclagem,

 

Cursos e treinamentos interessam muitos colaboradores e também é algo fundamental para a sua empresa.

 

Investir na especialização vai trazer novos aprendizados para o funcionário que serão aplicados na própria empresa.