A ginástica laboral envolve muito mais que se alongar, e fazer exercícios físicos. Ela envolve a qualidade de vida, e em como proporcionar o equilíbrio entre o trabalho, família, vida social e lazer, num mundo cada vez mais atribulado e cheio de complexidades. Mas como podemos auxiliar no desenvolvimento do funcionário e da sua qualidade de vida?
É certo que o ser humano passa grande parte de sua existência no ambiente de trabalho, o que leva a deduzirmos a importância de uma boa relação entre o local de trabalho, as funções envolvidas no exercício da função e o indivíduo, que com certeza, alteram o processo de identificação e socialização do trabalhador com o ambiente ao redor, e levam ao questionamento e discussão da interferência do trabalho na saúde, e de como o trabalho pode se tornar um espaço privilegiado para a prática da promoção da saúde.
A empresa especializada em medicina e segurança do trabalho deve ter como finalidade o desenvolvimento da prevenção das doenças em geral, das relacionadas ao trabalho e a prática da promoção da saúde dos trabalhadores assistidos.
O Programa de Saúde da empresa (PCMSO) e os exames ocupacionais exigidos por lei, principalmente os periódicos anuais ou bianuais, colocam o médico do trabalho em posição estratégica para atuar na promoção da saúde dos empregados de um empreendimento.
Mas é fato que para uma abordagem completa para a promoção da saúde na empresa e melhoria da qualidade de vida dos empregados, é preciso a análise e adequação das condições de trabalho, de modo a garantir o conforto, a saúde e a integridade física de todos, feito através da eliminação e controle dos fatores de risco físico, químico e biológicos, que por ventura estejam presentes no local de trabalho, pois de nada adiantaria iniciar um programa de saúde com ginástica laboral, sem realizarmos a melhoria do ambiente de trabalhos dos empregados.
Sendo assim, agora podemos entender a importância dos programas PPRA e PCMSO na melhoria do ambiente de trabalho e na promoção da saúde dos empregados.
Um dos fatores importantes antes de aplicar qualquer método de promoção a saúde é oferecer conhecimento ao funcionário, de que a adoção de hábitos saudáveis melhora a qualidade de vida, ou seja, oferecer meios para que o empregado saiba que o sedentarismo, a alimentação inadequada, o excesso de peso, o tabagismo, o abuso de álcool e o estresse levam a uma baixa qualidade de vida e, principalmente, ao desenvolvimento de doenças ou a piora das doenças existentes, caso as tenham desenvolvido.
Um dos métodos de promoção da saúde num empreendimento é o incentivo à atividade física, que pode ser feito, mais comumente, através da ginástica laboral, criação de salas fitness na empresa, convênio e descontos em academias e/ou implantação de equipes de caminhadas e corridas.
Além de oferecer os benefícios dos exercícios físicos, como a sensação de bem estar e a melhora da saúde, proporciona um momento de exercício lúdico, de integração entre os empregados, e de diminuição do estresse e da tensão presentes no ambiente de trabalho.
O professor de educação física ensina e executa junto com os funcionários da empresa, dentro do ambiente de trabalho, diversos exercícios e movimentos, que melhoram a atividade laboral do empregado no empreendimento, diminuindo o índice de absenteísmo na empresa, diminuindo as consultas assistenciais e afastamentos, e melhorando a qualidade de vida do indivíduo, que começará a se preocupar mais com sua saúde e a prática de atividades físicas fora do ambiente de trabalho.
Além disso, após diversos estudos, sabemos que a prática de exercício físico frequente, melhora a capacidade de cognição e resolução de problemas pelo indivíduo, o que pode trazer benefícios para o empreendimento que invista nessa solução.
Os benefícios da ginástica laboral, em alguns casos, pode ser expandido e até diminuir os custos com o seguro de saúde dos empregados, por diminuir a passagem dos funcionários nos serviços hospitalares assistenciais, desde que a ginástica ocorra de forma frequente.
Com a ginástica laboral, o empregado acaba se adaptando melhor aos problemas do dia a dia e interage melhor com os colegas de trabalho.
Assim como tudo que envolve mudança de hábitos e comportamentos, o dilema desses programas é como vencer a falta de adesão dos empregados, no longo prazo, o que tem a ver com a estrutura organizacional do trabalho, que deve incluir a atividade física como parte da jornada, o que é feito através da ginástica laboral como meio principal.
Fonte: Health Work
Gostaria de saber mais como implantar a Ginástica Laboral em sua empresa?
Clique aqui para entrar em contato conosco
Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional
Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.