Neste ano, o tema do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho é Geração Segura e Saudável. A iniciativa visa promover uma cultura de prevenção que traga conscientização e benefícios para a próxima geração trabalhadora de todo o mundo.
Todos nós sabemos que o trabalho é algo vital para o nosso dia; ninguém se imagina sem ele, não é verdade? Quando, o trabalho é realizado em condições seguras e saudáveis proporciona maior produtividade para a empresa e maior bem-estar para o colaborador.
Estamos acostumados a ir e vir do trabalho todos os dias e esta realidade de doenças e acidentes ocupacionais nos parece alheia e bem distante de nós. Às vezes, o assunto soa até como um exagero! Infelizmente, nossa opinião só muda, quando o pior acontece.
Por quê um dia mundial só para a Saúde e Segurança no Trabalho?
A data 28 de abril foi instituída como o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde 2003; em memória às inúmeras vítimas de acidentes e doenças ocupacionais que acontecem no mundo a cada ano.
A iniciativa é baseada numa reflexão dos inúmeros acidentes que ocorreram ao longo da história. Em especial, a tragédia da explosão de uma mina em Virgínia nos Estados Unidos ocorrida há 49 anos atrás, que ocasionou a morte de 78 trabalhadores.
Objetivo do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho 2018.
O objetivo da OIT é conscientizar toda a sociedade mundial, trabalhadores, empregadores e profissionais de SST sobre a importância de exercer suas atividades em ambientes seguros.
Além disso, levar à compreensão de que o uso de equipamentos de proteção e demais medidas e procedimentos de segurança devem se tornar um HÁBITO no dia a dia do trabalhador.
Acidentes e doenças ocupacionais. SIM, eles acontecem!
Existem inúmeros dados e estatísticas que comprovam o quanto precisamos estar em alerta quando o assunto envolve doenças e acidentes ocupacionais:
- Segundo a OMS, 96% dos acidentes de trabalho poderiam ter sido evitados através de medidas de segurança.
- Em média acontecem 600 falhas relacionadas a atos inseguros antes de ocorrer um acidente de trabalho propriamente dito.
- Mais de 600.000 acidentes de trabalho registrados no Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social (AEPS) 2015, sendo 383.663 acidentes típicos, 106.039 acidentes de trajeto e 13.240 de doença do trabalho.
- Por dia, só em 2017, ocorreram cerca de 539 afastamentos.
- Nos últimos cinco anos (até 2017) foram quase quatro milhões de Comunicados de Acidente de Trabalho (CATs) enviados ao INSS.
- Além de ferimentos e mutilações, durante estes últimos cinco anos (até 2017) os acidentes de trabalho custaram mais de 26 bilhões de reais à Previdência Social.
A mínima falta de medida de segurança numa empresa pode parecer algo simples, mas não é! Uma negligência pode ser gravíssima e pode deixar inúmeras vítimas. Como por exemplo o vazamento de pesticidas da indústria Union Carbide em Bhopal, na Índia; que foi o maior desastre industrial do mundo.
Em 1984, a tragédia matou mais de 20 mil pessoas, 50 mil ficaram inválidas e cerca de 150 mil tiveram sequelas devido à exposição aos gases. E, segundo dados do Greenpeace, o lixo tóxico ainda contamina o solo nos dias atuais.
Por isso, a dica de hoje é aproveitar este dia tão pertinente para rever se as medidas de segurança da sua empresa estão em ordem e fazer um planejamento para as melhorias necessárias. Nada de deixar a saúde e segurança do trabalho para amanhã, porque amanhã pode ser tarde demais. Pense nisso!
Texto escrito por Vanessa Caroline Matias Modaeli. Jornalista, estudante de Comunicação e Marketing digital pela Universidade do Oeste Paulista. Freelancer em plataformas digitais.