O ergonomista torna o trabalho compatível com as necessidades, habilidades e limitações dos colaboradores.
A sua função é adequar todos os ambientes de trabalho de uma empresa, de modo a favorecer a produtividade ao mesmo tempo que oferece segurança e conforto para o trabalhador.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define ergonomia como uma ciência que prioriza o rendimento máximo no trabalho, a redução mínima de falha humana e, simultaneamente, a diminuição dos riscos de doenças ocupacionais.
Aplicação da ergonomia.
Alguns aspectos da abordagem ergonômica é orientada pelos fatores de risco existentes nos locais de trabalho.
A intervenção ergonômica é aplicada para:
- Proporcionar melhorias em posturas.
- Adequar movimentos corretos.
- Compor ambientes de trabalho em relação ao biotipo do funcionário.
- Orientar a forma de levantamento e carregamento de peso corretos.
- Adequar dispositivos, equipamentos, controles e mostradores.
- Evitar distúrbios osteomusculares e lesões repetitivas relacionadas ao trabalho.
- Auxiliar na organização do trabalho evitando turnos exaustivos e sobrecargas.
- Observar fatores de exposição de riscos e auxiliar quanto a medidas de melhorias.
Ergonomista e suas funções.
Listamos abaixo algumas das principais funções de um ergonomista:
- Conhecer os colaboradores, suas necessidades e os ambientes que atuam.
- Verificar as condições dos postos de trabalho e das tarefas.
- Planejar ações para melhorias de ambientes.
- Conscientizar colaboradores quanto aos agravos à saúde ocupacional em decorrência de postura, tarefas repetitivas e esforços excessivos.
- Treinar e capacitar os funcionários para a execução correta de suas atividades.
- Desenvolver projetos ergonômicos observando a iluminação, o ruído e a temperatura do ambiente.
- Elaborar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) da empresa.
Como o Ergonomista dimensiona o trabalho?
Os dimensionamento dos postos de trabalho analisa as exigências visuais, fisiológicas, biomecânicas (relacionadas aos movimentos do corpo humano) e antropométricas (relacionadas às medidas das partes do corpo) e adapta essas necessidades à natureza da atividade, organização do espaço, condições temporais, físicas e sociais do trabalho.
O dimensionamento dos postos de trabalho devem considerar:
- Postura adequada do corpo.
- Movimentos corporais necessários.
- Alcance dos movimentos.
- Necessidades de iluminação e ventilação.
- Dimensões de máquinas, equipamentos e ferramentas.
- Interação com outros postos de trabalho.
- Ambiente externo.
Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Os benefícios da AET para as empresas são muitos significativos. Trata-se de um documento que contém a avaliação quantitativa e qualitativa dos riscos ergonômicos.
Tudo é avaliado, para que posteriormente, possa ser adequado às normas e procedimentos ergonômicos.
A AET vai observar a organização do trabalho, as condições ambientais dos postos de trabalho, o mobiliário, os equipamentos e as formas de levantamento, transporte e descarga de materiais.
As principais características dos postos de trabalhos que devem estar descritas na AET são referentes a:
- Utensílios utilizados durante a execução da atividade.
- Disposição dos mobiliários nos ambientes ocupacionais.
- Utilização de ferramentas de trabalho.
- Espaço físico que será desenvolvido a tarefa.
- Condições para posicionamento e movimentação corporais.
As análises ergonômicas devem ser efetuadas por ergonomistas com especialização na área que podem ser fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança e outros.
As informações registradas também devem estar presentes também no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), contendo as especificações dos riscos identificados na AET.