O Brasil aparece na quarta colocação dos países com mais acidentes de trabalho no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, no Brasil, acontece um acidente de trabalho a cada 54 segundos. Número bastante elevado que enaltece a necessidade dos empresários investirem em prevenção.
A Lei nº 8.213/91, em seu artigo 19, coloca que acidente de trabalho é aquele “que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Mesmo com uma legislação rigorosa, fiscalização do Ministério do Trabalho, Normas Regulamentadoras e diversas iniciativas voltadas à Saúde e Segurança no Trabalho (SST), os incidentes trabalhistas continuam a acontecer. Por isso, é preciso adotar algumas práticas nas corporações para auxiliar na redução desses sinistros.
Veja a seguir, algumas dicas de prevenção de acidentes de trabalho para adotar na empresa!
Seguir a legislação
O primeiro passo para evitar acidentes de trabalho é cumprir com a lei. Há diversas especificações e orientações para os empresários, tanto na Constituição quanto na CLT e em mais 36 Normas Regulamentadoras.
Criar a CIPA
A NR-5 trata especificamente da importância e como instaurar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dentro das organizações. Esse grupo de trabalhadores auxilia na fiscalização, cumprimento e implantação de medidas preventivas.
Fornecer EPI e EPC
Além de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s), compete à empresa verificar as condições dos acessórios, ensinar os funcionários a usá-los, cobrar e instruir sobre a importância de, sempre, usar os EPI’s.
Incentivar e fiscalizar os funcionários
Para prevenir os acidentes de trabalho, além de cumprir com as regras e fornecer proteção, é importante que as empresas conscientizem os funcionários sobre a importância da segurança. Isso pode ser feito por meio de palestras, treinamentos, materiais educativos e campanhas especiais.
Contar com o apoio de empresas especializadas
Buscar parceria com empresas especializadas em saúde e segurança no trabalho é fundamental para criar uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho dentro das organizações. Para isso, é importante selecionar aquelas que possuem experiência de mercado e conhecem a fundo a legislação, além de serem capacitadas para desenvolver soluções personalizadas conforme as peculiaridades de cada companhia, visando, sempre, a saúde dos colaboradores e a produtividade da companhia.