É por meio dos alimentos que o corpo recebe todos os nutrientes necessários para o pleno funcionamento de todos os tecidos, órgãos e células. Portanto, para ter uma vida saudável é importante prezar por uma nutrição adequada, ingerindo comidas e bebidas saudáveis e na quantidade indicada.
Entretanto, a alimentação da grande maioria dos brasileiros é pouco saudável. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, apenas 23,7% da população consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, 37,2% comem alimentos muito gordurosos. Entre os homens, esse percentual sobe para 47,2%.
Principais problemas
Descuidar da nutrição é comprometer a saúde. Um dos reflexos é o excesso de peso, considerado fator de risco para o surgimento de várias doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está acima do peso ideal. Ter uma alimentação saudável ajuda a reduzir o risco de:
- infarto;
- derrame;
- hipertensão;
- obesidade;
- diabetes;
- câncer.
Veja a seguir algumas dicas práticas para melhorar a nutrição no dia a dia.
1 — Coma de tudo, porém, moderadamente
A menos que um especialista recomende cortar o consumo de um determinado alimento, ou que a pessoa tenha alguma intolerância ou alergia, o indicado é ter uma dieta variada, mas sem exageros.
Uma alimentação completa é composta por frutas e legumes (fontes de vitaminas e nutrientes), proteínas (responsáveis pela formação de tecidos) e carboidratos (fonte de energia para as células). Nas refeições, deve-se procurar equilibrar esses tipos de alimentos.
2 — Prefira os alimentos naturais
Os alimentos industrializados e/ou ultraprocessados são as principais causas da obesidade, pois, concentram alta carga de açúcar e gordura e pouco valor nutricional. Por isso, deve-se priorizar as fontes naturais, como frutas, cereais, legumes e verduras.
3 — Reduza o excesso de sal e açúcar
A OMS recomenda que a ingestão diária de sal e açúcar não ultrapasse, respectivamente, a quantidade de 5 e 25 gramas. Porém, o brasileiro consome em média 9,6 gramas de sal por dia e 150 gramas de açúcar. Usar temperos naturais e substituir refrigerantes e sucos prontos por água e suco natural são algumas formas de reduzir esses valores.
4 — Cuide da alimentação fora de casa
Um dos principais argumentos das pessoas que não têm uma alimentação saudável é a falta de tempo ou que comem fora de casa. Nesse aspecto, o recomendado é evitar as lanchonetes fast food e preferir restaurantes com opções variadas.
No trabalho, os gestores podem investir em conscientização dos funcionários sobre a importância da alimentação saudável, isso ajuda a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Empresas que têm refeitório precisam contar com nutricionistas para criarem cardápios adaptados. Cuide da sua saúde e a de seus colegas.
Fonte: IMTEP