Uma atividade desgastante, repetitiva e recorrentemente executada em uma mesma posição. Esta é a rotina de operadores de call center que mesmo com os repousos e pausas obrigatórias, às vezes sofrem com doenças ocupacionais causadas pela pouca atenção à ergonomia.
Além do cuidado com a integridade e a saúde do capital humano, ficar atento à ergonomia no call center também é uma estratégia operacional, pois se colaboradores não estiverem bem acomodados ou forem afastados por motivos de saúde, a produtividade do setor será afetada negativamente.
Neste post, você vai entender melhor a importância dos aspectos ergonômicos do seu call center. Acompanhe:
Definição de ergonomia no call center
Ergonomia é uma disciplina científica que tem como objeto de análise a interação dos seres humanos com outros materiais, objetos e equipamentos.
Em um call center, a ergonomia é aplicada para a escolha de um mobiliário que se adapte aos mais diversos biotipos dos operadores e previna doenças e dores causadas pela postura incorreta durante o período de trabalho.
Exigências ergonômicas da NR17
Para proteger a saúde dos funcionários de telemarketing, a Norma Reguladora 17 estabeleceu algumas exigências quanto ao ambiente de trabalho, e fiscalizações de representantes do Ministério do Trabalho são regularmente feitas para garantir seu cumprimento. Algumas delas são:
Adaptabilidade
Monitores, teclados, cadeiras e outros objetos de uso comum devem ter opções de ajustes. Assim, pessoas altas, baixas, com sensibilidade maior à luz e diversas outras particularidades podem ajustar os equipamentos conforme sua conveniência.
Espaço para mobilidade
A bancada com material de consulta e o espaço das PAs devem ter a metragem confortável e que permita a livre movimentação dos operadores.
Prevenção de impactos
Pontas arredondadas nos móveis previnem acidentes por impacto com laterais pontiagudas.
Superfícies de apoio
Se mesmo com o ajuste da cadeira o operador não conseguir apoiar os pés no chão, será preciso um suporte, assim como cadeiras com apoio para os braços.
Qualidade do ambiente de trabalho
Temperatura, velocidade do ar, umidade e nível de ruído. Todos eles devem ser controlados para evitar problemas de saúde e, assim, contribuir para a ergonomia dos operadores.
A NR17 ainda aborda outros aspectos de ergonomia e organização do trabalho, por isso deve ser bem compreendida pelos gestores de call center.
Benefícios do call center ergonomicamente estruturado
Além dos aspectos obrigatórios e previstos em Leis, dar a correta importância para a ergonomia no call center tem outros benefícios relacionados à gestão de pessoas, custos operacionais e qualidade do atendimento.
Valorização do profissional
Uma empresa pode demonstrar por meio de programas e ajustes estruturais o valor que seus colaboradores têm. Além de atender aos requisitos mínimos da NR17, uma empresa também pode tomar outras ações que visem o bem-estar do funcionário, como aulas de ginástica laboral diariamente, descontos e benefícios para funcionários que praticam esportes.
Diminuição do absenteísmo e turnover
Eliminando os fatores que acarretam dores e a má postura, o Call center diminuirá o número de afastamentos por motivos de saúde relacionados à ergonomia, como dores no punho, hérnias de disco, dentre outras.
O desgaste físico também será menor e com estratégias motivacionais e treinamentos de qualidade, o turnover também será consideravelmente diminuído.
Aumento da produtividade da equipe
Outro aspecto positivo da atenção à ergonomia é o aumento da produtividade da equipe, que terá um ambiente de trabalho estruturado para que ela esteja confortável durante toda sua carga horária.
O operador ficará mais concentrado em sua atividade do que se acomodando em uma cadeira desconfortável ou sentindo dores musculares.
A empresa tem seu papel de valorização da ergonomia no call center assim como os operadores, que devem aderir utilizar as ferramentas de ajustes e ter consciência sobre sua postura corporal.
Fonte: Blog Guia Contato
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