QUANDO USAR O APOIO PARA PÉS ?

Notícias recentes

Tenho algumas solicitações de funcionários administrativos para a compra de apoio de pés, temos adotado este dispositivo para funcionários que não conseguem apoiar os pés no chão , porém este solicitantes não apresentam esta dificuldade, é positivo este acréscimo?

1. No Brasil como em outros lugares onde há Normas a respeito, a legislação me parece oportuna, pois não pode explicar e ou especificar cada detalhe, cada situação, cada posto de trabalho. Ela orienta e determina, de maneira, digamos, genérica que o que importa e o que deve ser cumprido e seguido é o conforto do trabalhador, não submetê-lo a estresse, evitar tensões musculares que possam causar riscos de uma lesão músculo esquelética.

2. O apoio de pés foi criado há muitos e muitos anos ( embreve estará pronto – apoio da Grécia antiga e fará parte de artigo que estou escrevendo sobre a história da cadeira e seus acessórios ) e, mais modernamente, necessário para que o trabalhador possa manter pressão no piso ou sobre algo sobre o piso a fim de que pela reação, ele possa ter um apoio na região lombar necessário. Alem disso, ele serve para que não haja ou diminua a pressão e ou compressão nas coxas ( problemas de circulação sanquinea).

3. Se este particular ou particulares pode (m) ser exercidos pelo próprio piso, não há necessidade de algo mais e ainda pior, mais alto, causando a necessidade de se levantar o assento da cadeira e, por cause, causar necessidade eventual de se aumentar a altura da mesa ou superficie de trabalho.

4. Claro que  seria necessário uma análise rápida do posto e sua atividade ( duas coisas diferentes ) a fim de se definir, ANTES, se a altura da superfície da mesa e da superfície do assento estão corretos e em consequencia, se partir para a verificação da necessidade de um apoio de pés. As pessoas com pernas mais compridas, maiores, muitas vezes não os necessitam.

5. Poder-se-ia discutir a vantagem de um apoio com leve inclinação em relação a horizontal do piso ou ainda, um apoio móvel tipo epiciclioidal, que facilitaria a diminuição do pequeno estresse provocado pelo não possibilidade dos pés/ tornozelos se movimentarem constantemente ao se movimentar constantemente em sua posição sentada, afinal se pede e se orega e é muito bom e necessário que o usuário se movimente constantemente. OK, ótimo, mas precisaria se verificar se nestes casos, para pessoal maiores, com pernas maiores se este possível beneficio não seria menor do que o malefício de estar com o assento mais alto e comprometendo a postura dos braços /ante braços em relação à superfície de trabalho (e aqui novamente cuidado com a atividade x altura da superfície de trabalho.)

6. Em resumo e é uma opinião pessoal, é bom ter, móvel, baixo, epicicloidal, desde que este não afete a outra parte, para estas pessoas mais altinhas.

7. Para postos super altos de trabalho o apoio de pés para ser trocado constantemente similar ao bom e sugerido para posição ou atividade de pé ou em pé, é recomendável, para atividades mais pesadas.

Fonte: http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=18884

_____
Um apoio para os pés ideal deve:
– Ser estável no solo (não deve deslizar no chão, deve ser fixo)
– Possuir largura e altura suficientes
– possuir ângulo ajustável
– permitir que seja movido para frente ou para trás no piso
– Não ter quinas vivas (não entrar em contato com o corpo do trabalhador)

É importante que as pessoas possam trabalhar com os pés no chão. As cadeiras devem, portanto, possuir regulagens compatíveis. Quando a cadeira não permite que a pessoa apoie os pés no chão, a solução é adotar um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores. A falta de apoio para os pés em usuários que não alcançam o chão promove compressão na região posterior das coxas, provocando varizes. O apoio para pés – Facilita o retorno venoso das pernas. Os apoios para pés devem ser utilizados para aliviar as pressões nas coxas (região poplítea).

Nos casos em que os pés do operador não alcançarem o piso, mesmo após a regulagem do assento, deverá ser fornecido apoio para os pés que se adapte ao comprimento das pernas do trabalhador, permitindo o apoio das plantas dos pés, com inclinação ajustável e superfície revestida de material antiderrapante;

Compartilhe
WhatsApp chat