Hoje é dia de homenagear o Técnico de Segurança do Trabalho (TST).
Esses profissionais zelam pela saúde e vida dos colaboradores e atuam nos mais diversos setores da economia.
A profissão de Técnico de Segurança do Trabalho foi regulamentada no Brasil em 1985, conforme a Lei Federal 7.410.
A oficialização ocorreu para acompanhar o avanço industrial no país e diminuir os riscos de doenças e acidentes do trabalho.
Hoje o técnico de segurança do trabalho está presente nas indústrias, nas universidades, nos hospitais, nos transportes.
Quanto maior o grau de risco dos funcionários numa organização, maiores são as responsabilidades do técnico de segurança do trabalho.
Uma de suas principais funções é preparar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PPRA, de uma empresa.
E o trabalho é árduo!
Inspeções em campo, análises, reuniões, treinamentos, análises e documentações, planos de ação, controle do uso de EPIs para os funcionários … são algumas de suas funções.
O técnico de segurança do trabalho também auxilia na parte burocrática da empresa.
Ele mantém a regularidade da organização, evitando multas, autuações e interdições que possam decorrer de uma possível fiscalização do trabalho.
Para isso, ele segue as normas regulamentadoras (NRs) e técnicas que são exigidas pela legislação brasileira.
Técnico de segurança do trabalho: os olhos de águia da empresa.
O bom técnico de segurança do trabalho é aquele que leva a cultura de segurança dentro da organização.
Para isso, o técnico de segurança do trabalho deve conhecer bem o perfil dos colaboradores e da alta gerência, o processo produtivo e as etapas de cada atividade.
Ele está sempre atento quanto à iluminação, ventilação e aos fatores de riscos químicos, físicos e biológicos do ambiente.
Conhece também os tipos de produtos, matérias-primas e verifica as condições de máquinas e equipamentos que são utilizados na produção.
No dia a dia, o TST também fica à disposição dos colaboradores para orientar quanto ao procedimento de trabalhos esporádicos.
Condições e Atos para o trabalho seguro.
A saúde e segurança no trabalho envolve a análise das condições do local de trabalho e das ações do trabalhador.
O técnico de segurança do trabalho é aquele que dialoga com o trabalhador e acompanha periodicamente o andamento das atividades nas empresas garantindo as condições básicas para um trabalho seguro.
O profissional desta área colabora para prevenção de doenças e acidentes ao mesmo tempo que favorece a manutenção da imagem da empresa no mercado.
Para isso, uma de suas grandes competências é ser bem detalhista em suas análises para poder antecipar situações que possam comprometer a empresa e seus funcionários.
O técnico de segurança do trabalho é fundamental para difundir uma cultura de segurança nas empresas brasileiras e reduzir o número de afastamentos por mais de 15 dias ocasionados por doenças e saúde ocupacionais.
Técnico de Segurança do Trabalho … Parabéns, pelo seu dia!