Descubra as grandes desvantagens do excesso de horas extras para sua empresa!
Você faz parte dos que acreditam que quanto mais horas extras o funcionário cumprir, melhor é para sua empresa? Se a resposta foi sim eu tenho uma má notícia: você está enganado!
As horas de trabalho são limitadas por um motivo: as pessoas precisam de repouso, seu colaborador precisa de tempo para ele, para a família, para os amigos. Por mais que pareça que sair no horário estipulado é não ter compromisso com a empresa, isso mostra que o funcionário é produtivo, ou seja, que ele consegue cumprir com sua demanda durante o seu horário de trabalho.
Entre as desvantagens para a empresa estão o pagamento excessivo de horas extras, a diminuição de produtividade, a fadiga constante do colaborador, visto que precisa cumprir mais horas que o estipulado por lei, o que diminui seu tempo de descanso, e a possibilidade de processo por danos morais.
Quando a empresa obriga o funcionário a trabalhar em excesso, impedindo o seu devido descanso, pode colocá-lo em risco diante de acidentes de trabalho e resultar em um processo para o empregador.
Leia também: O máximo de horas que você pode trabalhar, segundo a ciência
Para que isso não aconteça é preciso instaurar medidas dentro da empresa que possibilitem o controle dessas horas extras, de modo que nem o funcionário, nem a empresa sejam prejudicados. Alguns pontos podem ser levados em consideração para isso.
Quais as medidas para impedir que o empregador e o empregado sejam prejudicados?
- Contrate! Além de diminuir a carga sobre seus colaboradores, você ainda movimentará o mercado graças a sua contratação!
- Crie um banco de horas! Dessa forma, quando necessário o colaborador cumpre horas extras, mas que deverão ser pagas no futuro, garantindo o descanso.
- Crie momentos de repouso mental para o seu colaborador durante o dia, assim ele poderá colocar a cabeça no lugar e certamente voltará do repouso mais produtivo!
Fique atento! Mais horas trabalhadas não significa mais produtividade!