Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Postado em 20 de novembro de 2017

Após o feriado, como voltar ao trabalho e ter produtividade ao longo do dia?

Para crescer profissionalmente, é preciso ser dinâmico, produtivo e apresentar resultados para a empresa. Saber usar o tempo a seu favor é fundamental para isso, ainda mais em um mundo no qual os prazos estão cada vez mais apertados e as agendas sempre cheias de compromissos. E não é necessário virar a noite para dar conta de tudo, basta se organizar. Reunimos 10 dicas para te ajudar a otimizar seu tempo e ser mais produtivo durante suas horas de trabalho.

Produtividade-no-trabalho(2)

1. Ser produtivo não significa ser multitarefa. De nada adianta pegar muitas tarefas para fazer ao mesmo tempo se você não consegue concluir nenhuma delas. Uma pesquisa realizada pelo Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas do Estados Unidos mostrou que, se você precisa fazer duas coisas ao mesmo tempo, una a atividade cognitiva com um exercício físico que não vai exigir que você pense muito.

2. Priorize suas tarefas. Deixar 15 itens em sua lista de tarefas fará com que você se perca ao longo do dia. Defina quais são as suas prioridades, coloque um prazo para a entrega e concentre suas energias para resolvê-las.

3. Aprenda a delegar tarefas. Você não precisa resolver tudo sozinho, então aprenda a distribuir melhor as tarefas ou a negociar quais você pegará. Às vezes, inclusive, você nem é a pessoa mais indicada para realizar um trabalho. Colocar o empregado certo no serviço certo é algo que poupa muito o tempo de todos.

4. Evite as distrações. Se você precisa se concentrar, feche seu e-mail, suas redes sociais e desative as notificações do celular. Uma solução é colocar suas músicas preferidas no fone de ouvido. De acordo com um artigo feito por Teresa Lesiuk, professora de terapia musical da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, ouvir seu estilo musical favorito ajuda você a produzir mais.

5. Interaja nas redes sociais. Sabemos que na dica anterior falamos para fechar suas redes sociais, mas fazer uma pausa para mexer no smartphone durante o expediente pode te ajudar a ser mais produtivo. Pelo menos é o que indica um estudo da Universidade do Kansas, nos EUA, que mostrou que usar as redes sociais por 20 minutos ao longo da jornada deixa as pessoas mais dispostas a trabalhar.

6. Descanse. Ser produtivo não significa ficar preso à tela do computador e não sair dele nem para almoçar. Para aumentar seu rendimento, o recomendável é fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada uma hora e meia trabalhada ou de meia hora para cada duas horas diretas.

7. Mantenha um hobby. Quando você está fora do ambiente de trabalho, você precisa ter alguma atividade que te traga relaxamento. Praticar esportes, tocar um instrumento, cultivar um jardim, ler um bom livro, assistir a filmes e jogar videogame são apenas alguns exemplos do que você pode fazer com seu tempo livre para descansar.

8. Tenha metas reais.Não adianta sonhar alto demais a ponto de tornar suas metas inalcançáveis. Um estudo publicado no Jornal de Psicologia Social Experimental mostrou que ter uma visualização muito positiva sobre o futuro não funciona e, inclusive, deixa as pessoas mais propensas a falhar, menos ambiciosas e menos produtivas.

9. Alimente-se corretamente.Como falamos neste post, uma boa alimentação está diretamente relacionada com a produtividade. Mantenha-se hidratado e coma de três em três horas para ter mais disposição para enfrentar as tarefas do seu dia.

10. Faça exercícios físicos.Eles trazem um bem-estar para o corpo que atua diretamente no seu ânimo para o trabalho. Uma pesquisa da Universidade Estatal Appalachian, nos Estados Unidos, indica que, para ter uma boa noite de sono, baixar a pressão arterial e, como consequência, ser mais produtivo, o indicado é se exercitar de manhã bem cedo.

 

Fonte: Ocupacional

 

Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional

Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.

Clique aqui para entrar em contato conosco