Acidente de trabalho

Acidente de trabalho: qual o custo para sua empresa?

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No ano de 2018 foram registrados cerca de 800 mil acidentes de trabalho no Brasil, além disso, de 2012 a 2019 foram perdidos mais de 347 milhões de dias de trabalho. Uma pesquisa feita pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) estima que por ano são gastos 100 bilhões de reais com acidentes ocupacionais.

Os números são assustadores e altíssimos, mas são o reflexo da nossa realidade. Todos os anos as empresas brasileiras pagam caro pelo não cumprimento das normas. Para muitas empresas esse é o maior gasto e poderia ser facilmente evitado com medidas de segurança no trabalho.

Mas na ponta do lápis, você sabe quanto cada acidente de trabalho custa para sua empresa? Existem três custos que devem ser levados em consideração: o custo direto, indireto e judicial.

Leia também: Mapa dos acidentes do trabalho

  • Custo direto

Essa despesa corresponde aos gastos hospitalares, internações, cirurgias, caso necessário, e tudo o que for preciso para tratar as sequelas físicas do acidente. A empresa também deverá arcar com o auxílio-acidente e é obrigada por lei a pagar pelos primeiros 15 dias de afastamento do colaborador.

  • Custo indireto

Nessa despesa estão todos os gastos consequentes do acidente, como reparo da empresa, contratação temporária, despesas com perícias, atrasos de cronograma, etc.

  • Custo judicial

Nem sempre acontece, mas seu colaborador tem direitos e pode fazer uso deles. Um acidente de trabalho pode resultar em um processo e custar MUITO à sua empresa.

O acidente de trabalho também custa muito ao colaborador. Ele pode ficar incapacitado temporariamente, perder algum membro, ficar com alguma sequela, não conseguir mais trabalhar ou até mesmo perder a vida. Oferecer um ambiente de trabalho seguro é a melhor forma de garantir a integridade dos colaboradores. Além disso, muitas famílias têm como única fonte de renda o ganho de uma só pessoa e podem ser profundamente afetadas por um acidente de trabalho.

 

Investir em segurança ocupacional custa menos que arcar com as despesas de um acidente de trabalho.

Mas como os acidentes de trabalho podem ser evitados?

Prevenção é a palavra de ordem quando o assunto é segurança no trabalho. Comece identificando todos os riscos e corrija-os. Um laudo completo pode ajudar você na identificação. Além disso, é preciso treinar seus colaboradores corretamente e oferecer o equipamento de proteção individual adequado.

Criar regras e procedimentos seguros de trabalho também podem evitar acidentes de trabalho. Deixe-as expostas de forma visível para todos os colaboradores, dessa forma eles saberão como agir.

Precisa de ajuda para deixar sua empresa mais segura? Conte com a Labore, temos uma equipe completa para ajudar você!

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