Errou na contratação? Saiba o que fazer!

Errou na contratação? Saiba como resolver!

Notícias recentes

Quando a contratação perfeita não é tão perfeita assim é preciso agir, confira nossas dicas para resolver esse problema!

É impossível ter 100% de certeza que o escolhido se tornará o funcionário dos sonhos da empresa e suprirá todas as expectativas. Na verdade é quase impossível que isso aconteça, mas em alguns casos o que pode ocorrer é ainda pior: o candidato selecionado e contratado torna-se uma decepção e não atinge nenhuma das expectativas para o cargo. 

Isso já aconteceu com você? Se a resposta foi sim, então a primeira coisa a ser dita é: não se culpe! 

Foi pensando em situações como essa que separamos algumas dicas para ajudar você a agir corretamente nesses momentos! Confira! 

Leia também: Home Office: seus benefícios e dasafios para colaboradores e empresas

  • Analise a situação

O colaborador não é adequado porque ele é um trabalhador ruim ou foi colocado sobre ele muitas expectativas? Ele teve tempo de se adaptar? Também é preciso levar em consideração o momento da empresa, ela está organizada para receber um novo colaborador? Ele encontrou na empresa o suporte necessário para aprender e desenvolver seu trabalho com qualidade? Pense bem e converse com os gestores antes de tomar qualquer decisão, é importante levar todos os fatores citados em consideração!

 

  • Quanto vai custar?

Contratar e demitir custam, e não é nada barato, por isso pense bem, o colaborador está muito aquém do esperado? Ele é capaz de aprender a executar sua função com excelência? 

Mas lembre-se: por mais que demitir não seja barato, não é recomendado manter em sua equipe um profissional que não consegue cumprir com suas funções e pode até prejudicar outros colaboradores. Muitas das vezes é mais custoso manter um colaborador ruim do que iniciar um novo processo seletivo. 

  • Converse! 

Mais importante que todas as outras dicas é o feedback! Não é justo com o colaborador nem com a empresa deixar que ele acredite que seu trabalho está sendo feito de forma excelente. Chame-o para conversar e deixe muito claro quais são as suas pretensões e em que pontos você precisa que ele melhore. Muitas vezes o problema pode ser resolvido com uma conversa simples!

 

Você já viu o que fazer quando der errado, mas separamos algumas dicas para não deixar que você erre novamente na contratação, confira!

 

  • Analise o candidato por completo! Veja como se comporta, no que ele acredita, quais são seus valores e outras características que achar relevante. Preste atenção em tudo para ter certeza que ele se encaixa com o perfil de sua empresa.
  • Seja claro desde o princípio! Do momento em que criar a vaga até a entrevista, faça com que o candidato entenda totalmente o que você espera dele, qual função ele irá assumir, suas responsabilidades, quais os benefícios e o valor do salário. Dê todas as informações que você puder, afinal, quanto mais específico for, maiores as chances de atrair pessoas adequadas para a vaga aberta. 
  • Valorize o período de experiência! Nele você poderá conhecer de verdade o novo contratado e ter a certeza se ele é ou não o colaborador ideal para sua empresa.

 

Gostou das dicas? Mande este link para seu amigo do RH que precisa saber como lidar com essa situação! 

Compartilhe
WhatsApp chat