(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

Importância da comunicação entre Recursos Humanos e Segurança do Trabalho para sua empresa.

RH-e-Segurança

A comunicação entre Recursos Humanos e Segurança do Trabalho é de extrema importância para o bom funcionamento de ambas as áreas em uma empresa.

 

Em várias ocasiões, o RH depende da Segurança do Trabalho para desenvolver suas atividades e em outras; a Segurança do Trabalho depende do RH.

 

Recursos Humanos e Segurança do Trabalho precisam trabalhar em conjunto para que sejam alcançados, na prática, os seguintes objetivos:

 

 

Quando Recursos Humanos e Segurança do Trabalho não trabalham de forma colaborativa, quem perde é a empresa porque muitas informações legais e administrativas precisam estar alinhadas para não ocasionar grandes prejuízos para a organização.

Como Recursos Humanos pode auxiliar a Segurança do Trabalho?

 

Manter o controle do número de acidentes ocupacionais e de afastamentos é de interesse tanto da Segurança do Trabalho quanto do RH.

 

Desde quando o funcionário é admitido, o RH mantém registros de todas as informações pertinentes ao vínculo trabalhista, incluindo seu salário, função e exame admissional.

 

Cabe ao setor acompanhar a trajetória de cada colaborador para fins administrativos, gerenciando o cumprimento de normas legais por parte da empresa; bem como zelar pela qualidade do serviço prestado pelo trabalhador e sua respectiva produtividade dentro da organização.

 

Após a identificação dos riscos e da orientação quanto à prevenção de acidentes pela equipe de Segurança do Trabalho; contidas no PPRA, o RH pode e deve atuar para o bem estar e qualidade de vida dos funcionários, auxiliando na conscientização e, consequentemente, na redução de acidentes e doenças laborais.

 

Treinamentos e medidas disciplinares administrativas (advertências) também são funções que, bem executadas pelo RH, colaboram para manutenção da saúde e integridade física do trabalhador e ao mesmo tempo garantem o desenvolvimento corporativo quanto à produção e redução com gastos desnecessários como nos casos de ações trabalhistas, por exemplo.

 

É importante ressaltar que o primeiro passo é ser exemplo. O RH, tanto como a Segurança do Trabalho, devem não só divulgar as determinações sobre a segurança para todos os funcionários; como precisam cumpri-las em suas atividades.

 

Saiba mais:
Qual o papel do RH na saúde ocupacional e segurança do trabalho?

Como a Segurança do Trabalho pode auxiliar o Recursos Humanos?

 

A Segurança do Trabalho, por sua vez, é responsável por dar todo respaldo técnico ao RH, com base nas normas regulamentadoras.

 

Por exemplo, a função que um determinado trabalhador vai exercer deve estar condizente com a legislação, bem como os exames médicos necessários para o exercício de tal atividade.

 

Além disso, o treinamento do funcionário, os Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual (EPC)/ (EPIs) devem ser pertinentes à função exercida. Divergências nos registros de ocupações, cargos e salários da empresa com as atividades desenvolvidas na prática pelo colaborador podem ocasionar futuros problemas com o Ministério do Trabalho.

 

Cabe ao departamento de Segurança do Trabalho auxiliar o RH quanto a essas precauções relacionadas a desvio de função e seus respectivos prejuízos para a empresa.

 

Comunicação do Recursos Humanos e Segurança do Trabalho com   colaboradores.

 

A comunicação entre Recursos Humanos e Segurança do Trabalho deve se estender aos funcionários. Durante a implementação de medidas que garantam a segurança no ambiente ocupacional, os colaboradores precisam ser motivados para o engajamento das ações organizacionais como campanhas, treinamentos e eventos, como por exemplo, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

 

Quanto mais os colaboradores assumirem a segurança do trabalho como sendo responsabilidade de todos; mais vão replicar o conceito e as práticas para a conquista de um ambiente seguro e saudável.

Uma observação importante!

 

Caso o relacionamento e a comunicação entre Recursos Humanos e Segurança do Trabalho da sua empresa estejam comprometidos, reveja os pontos críticos e tome medidas para reverter este quadro o mais rápido possível. Promova a interação, motivação e disciplina dos setores. Pode-se também incluir benefícios pelo cumprimento de metas em equipe, por exemplo.

 

Recursos Humanos e Segurança do Trabalho são dois departamentos que devem estar em constante comunicação entre si para que possam juntos comunicar os seus objetivos; relacionados tanto com o bem estar dos trabalhadores quanto com a produtividade e prevenção de custos desnecessários para a empresa.