(44) 99919-8180
(44) 3029-5025

BLOG

A importância do feedback para o crescimento da sua empresa

feedback

Todo líder deseja ter colaboradores engajados, que se preocupam em evoluir e ajudar a empresa. Muitas delas buscam alcançar esse feito fazendo uso de diversos artifícios e se esquecem do mais barato e eficiente de todos: o feedback. Feedback é uma palavra originada do inglês e significa realimentar. No ambiente de trabalho, a palavra  ganha o sentido de apresentar resultados, dar o retorno de uma tarefa feita, reconhecer ou corrigir.

Pesquisas apontam que funcionários que recebem feedbacks constantes são mais motivados, mais responsáveis e mais envolvidos com as metas da empresa. Isso acontece porque o colaborador sente que a empresa se importa com o seu crescimento pessoal e não apenas com o que ele produz. O feedback também é uma excelente maneira de reter talentos em sua empresa, nada como ser reconhecido pelo seu trabalho para manter-se motivado.

Além disso, o feedback possibilita alinhar o funcionário de acordo com a visão da empresa e o deixa ciente dos pontos que precisam ser melhorados. É nesse alinhamento que o colaborador se conhece através de outros olhos, os seus. Por isso é preciso ter cautela e passar o feedback de forma correta.

 

Leia também: O que acaba com a motivação no trabalho

 

O que fazer na hora de dar o feedback?

  • Vá para a reunião preparado

Ninguém gosta de chegar em uma reunião e notar que quem a convocou não está preparado. Por isso, faça anotações, marque os tópicos que precisam ser ditos, organize seus pensamentos no papel, dessa forma você terá um apoio durante a reunião.

  • Seja objetivo

Nada de rodeios, vá direto ao ponto, mas com cautela, sem acusar ou extravasar seus sentimentos, apenas seja direto.

  • Faça reuniões particulares

Passar o feedback na frente de outros funcionários pode constranger o colaborador.

  • Esteja disposto a ouvir

Assim como você, ele também tem algo a falar. Ouça e busque melhorar os pontos citados, dessa forma o colaborador irá se sentir ouvido e valorizado.

  • Comece pelos pontos positivos

Ao falar os pontos positivos primeiro, o colaborador fica mais aberto a ouvir o restante.

  • Trace planos com o colaborador

Ok, você apresentou todos os pontos, reconheceu, corrigiu e direcionou, mas e agora? Questione seu colaborador, faça perguntas como: “o que você acha que podemos fazer para melhorarmos esse ponto?”, dessa forma ele sairá da reunião com os próximos passos para dar em direção à melhora e saberá que tem apoio em você.

Outro ponto importante a ser levado em consideração no feedback é que o colaborador precisa saber quais as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho. Só assim ele saberá o que a empresa espera dele, e irá trabalhar para isso.

Quando passar o feedback para o colaborador?

Muitas empresas deixam para passar o feedback em último caso, apenas no momento da demissão. Isso impede que o colaborador melhore e tenha uma nova chance. Outras empresas optam pelo feedback anual, o que acaba distanciando a conversa dos fatos ocorridos, talvez o colaborador nem se lembre mais do motivo pelo qual está sendo corrigido ou reconhecido. O ideal é que as reuniões de feedback aconteçam mensal ou semanalmente, assim os fatos estarão frescos na memória.

O processo do feedback deve ser transparente e contínuo! Siga nossas dicas e colha o fortalecimento do laço colaborador-líder e o aumento de rendimento.

WhatsApp chat