Ginástica laboral para Ler/ Dort é fundamental para a prevenção de doenças que fazem parte deste distúrbio.
Segundo o Ministério do Trabalho, dados preliminares de 2017 do Instituto Nacional de Seguridade Social, apontam 10.888 afastamentos por mais de 15 dias por causa de lesões do ombro.
Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R) são compostas por doenças como tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite e outras.
Ler/ Dort prejudica os músculos, nervos e tendões de uma determinada região do corpo.
O termo mais adequado é D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), por se referir a doenças ocupacionais.
A expressão Dort compreende as mesmas doenças da Ler, sendo um distúrbio provoca inflamação e dor afetando os movimentos.
As doenças ocorrem por causa de esforços repetidos com frequência ou por atividades que necessitam do emprego de muita força.
O impacto da vibração de máquinas, a má postura e o estresse também podem ser causa de D.O.R.T.
Profissionais que trabalham por muito tempo sentados diante de computadores, em pé nas linhas de produção das fábricas ou operam equipamentos como britadeiras são alguns exemplos de trabalhadores que possuem risco de contrair doenças relacionadas ao distúrbio.
Os principais sintomas de D.O.R.T são dores ou dificuldades de movimentação dos membros superiores e/ ou dedos, formigamentos, fadiga muscular, inflamação e redução na amplitude dos movimentos.
Ergonomia e Ginástica Laboral para Ler/ Dort.
Conforme dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social (AEPS) 2015, ocorreram 13.240 acidentes por doenças do trabalho. Em 2017 a média de afastamentos foi de 539 por dia.
Adequar o ambiente ocupacional para proporcionar condições de trabalho mais favoráveis com práticas de ergonomia aumenta o desempenho da atividade desenvolvida pelo trabalhador e é fundamental para prevenção Ler/ Dort.
A prática proporciona melhor disposição para a execução das funções do trabalhador no seu dia a dia.
Além de prevenir dores e intervenções cirúrgicas, evita afastamentos em decorrência de repousos exigidos para o tratamento da região inflamada.
Como fazer ginástica laboral para Ler/ Dort?
A ginástica laboral para Ler/ Dort tem efeito preventivo e corretivo.
Faça cada alongamento por cerca de 20 a 30 segundos e repita de duas a três vezes por cada exercício.
Listamos abaixo as principais recomendações que você pode fazer na sua empresa por pelo menos uma vez na semana:
- Alongamento do pescoço: mantenha os pés afastados e as costas retas.
Passe o braço direito atrás das costas e segure-o com a outra mão e puxe lentamente para a esquerda.
Faça o mesmo movimento com o outro braço.
- Alongamento dos ombros: cruze o braço direito à sua frente, passando pelo busto e mantenha-o na altura do ombro.
Segure com a outra mão o cotovelo e puxe. Faça o mesmo procedimento com o outro braço.
- Alongamento das costas: cruze os dedos e estique os braços, elevando-os para cima da cabeça.
Mantenha as palmas das mãos voltadas para o céu e incline o tronco para a direita durante alguns segundos e depois, faço o mesmo para a esquerda.
- Alongamento das pernas: incline seu corpo em direção ao chão e toque os pés ou as pernas; conforme o alcance.
Mantenha-se nesta posição por alguns segundos.
- Alongamento dos pés: Faça movimentos circulares com a ponta dos pés apoiadas no chão no sentido horário e anti horário.
É importante ressaltar que nenhuma das recomendações acima substitui a supervisão do ergonomista para a prática preventiva e corretiva quanto a ginástica laboral para Ler/ Dort.
Outra dica é escolher músicas para ginástica laboral que possam envolver todos os funcionários; fazendo desta atividade um momento não só preventivo e corretivo, como também uma oportunidade de descontração e interação para todos os colaboradores.
Gostaria de implantar Ginástica Laboral em Sua empresa? Conte conosco! Entre em contato e solicite um orçamento!