Para reduzir o custo da empresa sem comprometer um ou outro departamento, o RH precisa elaborar um planejamento eficaz.
Encontrar uma solução inteligente que faça com que os gastos sejam reduzidos em uma empresa é fundamental para seu desenvolvimento.
Neste post vamos falar de três estratégias simples que, se bem implementadas, vão trazer ótimos resultados para sua empresa.
Reduzir o custo da empresa através da comunicação interna.
Um processo de comunicação interna eficiente precisa ser capaz de criar um clima organizacional colaborativo entre os funcionários.
Crie um tipo de propósito, uma causa maior, que consiga envolver a todos; os funcionários tendem a ser mais comprometidos.
Sem dúvida, muitos problemas dentre de uma empresa surgem por falta de uma comunicação bem estruturada.
Boa parte de retrabalhos e gastos com recursos seriam evitados com uma comunicação interna eficiente.
A ideia aqui é integrar os departamentos num mesmo objetivo, cada um trabalha de modo segmentado mas precisam ter uma visão geral de todos os processos.
Cabe ao RH preparar bem uma equipe de comunicação interna assertiva que possa
colaborar consideravelmente com a redução de gastos da empresa consideravelmente.
Reduzir o custo da empresa através do endomarketing.
Quem melhor que os próprios colaboradores para reduzir o custo da empresa para qual trabalham?
Com uma comunicação interna comprometida é possível aprimorar o endomarketing (marketing feito para os funcionários).
O endomarketing deve ser feito com o foco no colaborador e não pensando em atingir o cliente.
A empresa precisa aqui fazer uso de inteligência emocional.
A relação da empresa para com o funcionário precisa ir além da obrigação, precisa atingir o sentimento de reciprocidade.
A construção deste tipo de relacionamento deve partir da empresa. Ela precisa desenvolver mecanismos onde o funcionário se sinta valorizado.
E eu não estou falando aqui no sentido de dinheiro, mas estou falando no sentido de consideração e respeito.
Sem gastar muito é possível trabalhar o desenvolvimento pessoal da sua equipe de trabalho.
Continue lendo este artigo para entender como funciona a relação entre redução de custos da empresa e o endomarketing.
Quanto mais a empresa for capaz de agregar valor ao funcionário, mais ele se sentirá motivado a agir com reciprocidade.
O objetivo aqui é estabelecer vínculos fortes, para que a redução de custos para a empresa passe a ser uma questão de empatia.
Ou seja o que eu não quero para mim, eu não quero para a empresa. Este sentimento pode ser estimulado e cultivado pelo endomarketing.
Para isso, desenvolva uma ação prática de comprometimento em relação à missão, visão e valores da empresa.
Comece pelas lideranças, que devem demonstrar autenticidade e coerência entre a prática e teoria.
Vale ressaltar que o exemplo precisa anteceder ordens e cobrança e deve começar de cima para baixo.
O funcionário precisa ser “educado a trabalhar do jeito certo” e para isso, as lideranças têm papel fundamental.
O segredo aqui é conquistar a admiração do colaborador através da coerência e ética da empresa.
Depois disso, naturalmente ele assumirá o compromisso com as propostas de redução de custos da empresa.
Reduzir o custo da empresa através da responsabilidade ambiental.
Trabalhar a questão da conscientização ambiental é também de extrema importância para diminuir os gastos de uma empresa.
Como o problema abrange uma questão social é possível desenvolver uma estratégia para reduzir o custo da empresa, partindo de uma visão macro da situação.
Depois é possível chegar a uma visão mais próxima à realidade do colaborador e então incluir a proposta da empresa.
Desta forma, o colaborador é conscientizado sobre a melhor forma de comprar, consumir e descartar materiais e insumos da empresa.
Utilize-se da comunicação interna para periodicamente reforçar e estimular as boas práticas que conduzem à redução de custos.
Partindo de pequenas economias no dia a dia da empresa, como papel, água, luz, copos descartáveis e outros é possível chegar a uma redução de gastos significativa.