Quando falamos em saúde ocupacional, nos referimos diretamente a promoção de um ambiente de trabalho com o mais alto grau de qualidade de vida para os trabalhadores. E não estamos somente falando em segurança, mas também em real bem-estar físico, psíquico e social.
Esses fatores previnem e controlam acidentes de trabalho e também doenças ocupacionais através da redução de riscos e promoção da segurança do trabalho. É sempre importante reiterar que esse tema engloba muito mais que somente a saúde física, como normalmente se pensa!
Também podemos dizer que a saúde ocupacional também dá suporte ao aperfeiçoamento do funcionário a fim de promover também uma melhor capacidade de trabalho.
Curioso para saber mais a respeito desse tema? Continua lendo, iremos nos aprofundar mais no mesmo!
O QUE EXATAMENTE É SAÚDE OCUPACIONAL
Primeiramente, devemos deixar claro que a saúde ocupacional vai além dos exames admissionais, periódicos e demissionais. Ela é a promoção de uma cultura de saúde e segurança no ambiente de trabalho que permeará todos os locais.
Muitos empresários veem esse tipo de emprego de recursos como um gasto e não como um investimento em seus funcionários, afinal de contas, eles não estarão aprendendo novas habilidades para serem usadas pela empresa.
Contudo essa visão não poderia estar mais equivocada, até porque um ambiente seguro torna até mesmo a própria empresa mais lucrativa.
Quando falamos sobre saúde ocupacional estamos falando diretamente a respeito do ramo da medicina que atua na prevenção de doenças laborais, ou seja, que são causadas diretamente pela rotina de trabalho, promovendo o bem-estar físico, mental e social de todos os colaboradores inseridos naquele ambiente.
OS OBJETIVOS DA SAÚDE OCUPACIONAL
Alguns objetivos da saúde ocupacional são:
- Inserir o trabalhador em uma situação de trabalho condizente com suas capacidades físicas e psicológicas;
- Proporcionar atendimento médico em caso de acidentes ou situações de emergências com doenças laborais;
- Implementação de atividades que promovem a medicina preventiva, a exemplo da realização de exames periódicos;
- Controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho;
- Criar um ambiente seguro, motivando os funcionários.
Saúde ocupacional e lucratividade da empresa
Talvez você esteja se perguntando como a saúde ocupacional pode, efetivamente, deixar a sua empresa mais lucrativa, mas a resposta para isso é bem simples. Claro, não é uma ação direta, contudo, suas consequências carregam diversos benefícios para a sua empresa.
-
Redução de custos
Por ter caráter preventivo, a saúde ocupacional evita afastamentos, rotatividade de funcionários e até ações judiciais e trabalhistas contra a empresa.
-
Gera retorno para a imagem da empresa
Claro que uma empresa que cuida e valoriza seus funcionários também gera bom marketing para si mesmo. Isto acontece não só junto aos clientes, mas também no meio corporativo. O nome disso é responsabilidade social.
-
Atrai talentos
Outro ponto benéfico é justamente a atração de talentos que querem trabalhar em sua empresa. Sendo assim, não será um problema encontrar um pessoal competente para agregar junto a empresa.
-
Motiva os funcionários
Funcionários motivados são a chave para uma grande produtividade dentro da empresa. Sendo assim, fique sempre atento a formas de motivar os seus colaboradores, inclusive, promovendo sua saúde.
Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando nosso blog, sempre trazemos discussões a respeito da segurança do trabalho e seus impactos.