COMO DIMINUIR O ABSENTEÍSMO E AUMENTAR A PRODUÇÃO?

Notícias recentes

Identificar o motivo para o absenteísmo nas empresas é um dos grandes desafios a das gestões nesses últimos anos. Isso porque cada vez mais tem-se investido em programas de motivação para os funcionários, tentando não só diminuir as faltas como também aumentar a produtividade.

O indicador de absenteísmo é especialmente importante porque trata-se de uma consequência para inúmeros fatores. Estes podem ser ligados desde a fatores pessoais até mesmo ao clima organizacional de empresa.

Desta forma, é simples dizer que saber o porquê de essa situação existir é algo extremamente importante. Não somente, ter um plano para contornar essa situação também é muito interessante.

Curioso para saber mais sobre esse tema? Continue lendo esse texto!

COMO ACAVAR COM O ABSENTEÍSMO COM SOLUÇÕES PRÁTICAS

Como falamos acima, o absenteísmo tem inúmeras motivações, irá variar de indivíduo para indivíduo. Apesar disso, existe sempre um denominador comum que pode ser reconhecido como uma causa geral.

Sendo assim, separamos aqui as principais causas de faltas no trabalho e outras ações que podem ajudar a resolver esse problema.

  1. Clima organizacional pesado

Um clima organizacional desagradável é um grande desmotivados para todos os colaboradores. Isso pode acontecer por falta de respeito aos profissionais, comunicação interna ineficiente, cobrança de metas inalcançáveis e até mesmo falta de preparo dos gestores.

Nesse sentido, investir em no desenvolvimento de um bom clima organizacional é fundamental para acabar com o problema com faltas. Para isso, você pode apostar em:

  • Fornecer o ambiente de trabalho ideal;
  • Tenha metas viáveis;
  • Treine sempre a sua equipe;
  • Invista em programas sociais;
  • Tenha o mínimo de flexibilidade com horários;
  • Dê importância ao feedback dos funcionários; dentre outras.
  1. Falta de comunicação

Uma empresa nada mais é que um grande grupo de pessoas que deve estar sempre se comunicando para que os projetos possam andar.

Apesar dessa necessidade, nem sempre os indivíduos dentro de uma corporação sentem-se ouvidos ou mesmo à vontade para isso.

Dessa forma, realmente ouvir os colaboradores e dar um local de fala a todos fará toda a diferença.

  1. Plano de carreira

Muitas pessoas não se sentem motivadas em seu trabalho porque não se veem crescendo no mesmo. Isso faz com que elas não só procurem outras oportunidades, aumentando o turnover como também as desestimula a ir trabalhar como um todo.

Sendo assim, oferecer um plano em que possa haver um crescimento real dentro da empresa pode ser uma ótima saída para fazer com que os esforços desses colaboradores sejam voltados para o seu negócio.

  1. Políticas de valorização

Outra forma incrível de deixar clara a importância do trabalhador é justamente através de uma política de reconhecimento.

Imagina só bater uma meta e ganhar uma viagem? Seria algo incrível e estimulante, certo? Mas não somente, os prêmios podem variar de bonificações financeiras até mesmo a folgas.

  1. Promova a qualidade de vida

A qualidade de vida dos seus funcionários deve ser uma das principais preocupações da empresa. Quando o colaborador se sente valorizado em seu ambiente de trabalho, ele também está muito mais motivado a atingir suas metas e investir na empresa.

Não somente isso, ele estará muito mais saudável e menos estressado, também diminuindo o seu afastamento temporário por conta desses motivos.

 

Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando o nosso blog para mais!

Compartilhe
WhatsApp chat