Um ótimo lugar para trabalhar dedica todas as suas atenções ao bem-estar dos colaboradores: 3 de cada 10 funcionários afirmam que a qualidade de vida é o principal fator que o faz continuar numa das Melhores Empresas GPTW.
Saúde? Obrigado! No dia 7 de abril, o mundo volta todas as suas atenções para um tema essencial: a qualidade de vida da sociedade. Afinal, é o Dia Mundial da Saúde! Um momento ímpar para refletir o que pode ser feito para proporcionar um bem-estar físico, espiritual e emocional para todas as pessoas.
Fica, então, a pergunta: o que você, ou a sua empresa, tem feito para construir uma sociedade melhor, mais feliz e altiva? Essa, inclusive, foi a grande questão motivadora para a criação deste dia comemorativo! Depois da 2ª Guerra Mundial, o povo estava abismado com tudo o que aconteceu, sem perspectiva.
Não estavam errados, até porque foi o momento em que o genocídio era cometido a portas abertas, e ninguém conseguia parar aquilo. Naquela época, saúde significava manter-se vivo, longe de doenças e de tragédias. É isso mesmo?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que não. Que a saúde é muito mais do que sobreviver. Para eles, saúde é “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”. E, para ressaltar a relevância de discutir o tema, definiram esta data para reflexão!
Por isso, você já deve ter ouvido alguém falar que o que importa é a saúde.
Faz algum sentido?
Vamos fazer a reflexão. Convido o leitor a pensar o que tem sido feito dentro do ambiente de trabalho para proporcionar bem-estar aos funcionários.
Nas Melhores Empresas Para Trabalhar, saúde é um tema do cotidiano. Para se ter uma ideia, 35% delas oferecem trabalho flexível para toda a equipe. O que isso quer dizer? Quer dizer que o colaborador escolhe quando e onde se sente confortável para colocar em prática as suas atividades do dia.
Isso é fundamental, pois, todo mundo sabe que uma pessoa não é um robô e pode ser facilmente influenciada pelas situações do cotidiano. Não há como controlar tudo o que acontece em volta do funcionário. Um dia, ele pode ter problemas familiares para resolver. Em outro, obrigações pessoais. Enfim.
Assim, com um horário flexível e adaptável a realidade do funcionário, ele vai se dedicar mais. Há vários motivos para isso:
1) por conseguir ter foco exclusivamente no que faz;
2) por querer manter esse benefício;
3) por identificar que a empresa se preocupa com ele;
4) vai se preocupar de volta.
E não para por aí. 92% dos ótimos lugares para trabalhar no Brasil oferecem práticas de atividade coletiva, como ginástica, corrida ou futebol. E se alguém se machucar, não vai perder a cabeça com a ida a um hospital público. Afinal, mais de 42% oferecem avaliação médica periódica para todos os funcionários.
É um investimento que tem retorno! Explicamos: 3 de cada 10 funcionários afirmam que a qualidade de vida é que o faz continuar numa das Melhores Empresas Para Trabalhar. Ou seja, eles reconhecem o que tem sido feito e vão querer retribuir. É um conceito que, no GPTW, chamamos de Giftwork®.
Esse retorno pode ser explicado, por exemplo, na taxa de rotatividade voluntária que, no Brasil, atinge 25%. Traduzindo: revela que um quarto do total da força de trabalho é perdido a cada ano. O que vai significar mais custos…
Gastos como rescisão, seleção, treinamento, entre outros. E o mais importante: o conhecimento adquirido por estes funcionários se esvai. Um quarto de todo o conhecimento gerado nas companhias se perde. Algo que devia ser evitado.
Nas Melhores Empresas Para Trabalhar, as saídas voluntárias estão no patamar dos 11%. Menos de metade do que tem sido prática no mercado de trabalho. É uma redução significativa, que faz diferença no resultado final.
Fonte
http://www.gptw.com.br/institucional/noticias/dia-mundial-da-saude-a-qualidade-de-vida-nas-melhores-empresas-2.htm
Maringá, Medicina do Trabalho, Ergonomia.