A gestão do RH é tão vital para as empresas quanto o coração é para o ser humano.
Otimizar relacionamentos internos e externos, motivar a produtividade dos colaboradores, apresentar resultados para seus superiores e colaborar para o crescimento das empresas. Tudo isso depende de uma boa gestão do RH da sua organização.
Gestão do RH e sua relação com o cliente mais próximo da empresa.
O cliente mais próximo da sua empresa chama-se colaborador.
O desafio é fazer dele um “fã” da organização para qual trabalha, ao mesmo tempo que obedece regras e limites.
É claro que o trabalhador não pode fazer tudo o que quer, quando quer e como bem quer.
Por outro lado, o colaborador não pode ter uma concepção de autoritarismo e tirania da empresa.
Nem ter aquela concepção industrial do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
De empregado a colaborador.
Você já se perguntou porque nos últimos anos a expressão empregado vem sendo substituída pela palavra colaborador?
O trabalhador não atua mais como um robô, mas sim como uma pessoa que contribui para o desenvolvimento da empresa.
O avanço da internet e das redes sociais está mudando a cultura do brasileiro e suas relações de trabalho.
A tendência é que os profissionais de todos os setores sintam cada vez mais a necessidade de serem ativos e participativos nos processos industriais.
Fonte de inovação das empresas pode estar bem perto.
Empresas como a Fiat, por exemplo, experimentaram ouvir o consumidor para oferecer a eles novos produtos como o Fiat Mio.
Desta forma, as pessoas passam a atuar como agentes no desenvolvimento de produtos e deixam de ser simplesmente espectadores passivos.
Da mesma forma que empresas têm experimentado ouvir o consumidor, porque não experimentar ouvir o colaborador da sua organização?
Coloque isso em prática! Selecione ideias, estude-as e, caso seja conveniente, execute-as e meça os resultados.
Profissionais que estāo no final dos processos de produção podem contribuir, e muito, para o desenvolvimento das empresas.
O modo de consumo tem se transformado; sobretudo nos últimos 20 anos e, da mesma forma, as relações de trabalho também estão mudando e exigem aprimoramentos.
A questão é que muitas das empresas não dão espaço para ouvir seus profissionais.
Muitas organizações ainda insistem em manter uma postura fortemente fechada e hierárquica.
Muitas das ideias que poderiam vir de baixo para cima são baseadas na prática, no “colocar a mão na massa”.
Ideias que podem ser a solução para que muitas empresas parem de patinar e, finalmente, saiam do lugar!
Cabe à equipe de gestão do RH estar atenta a ao contexto destas mudanças e rever seus processos internos.
Pode, inclusive, começar a partir do seu próprio departamento, renovando sua forma de trabalho numa perspectiva mais aberta ao diálogo.
Empresa que não se reinventa, chega à falência.
Para a gestão do RH, não é uma missão fácil convencer seus superiores quanto a tudo isso.
No entanto, sempre é possível CRIAR em meio a desafios e apresentar novas soluções diante das ameaças do mercado e, principalmente, detectar novas oportunidades.
Mesmo que sua empresa seja pequena, a gestão do RH deve sempre ter um foco.
Além disso, precisa buscar atualizações e testar, a partir dela mesma, inovações que possam auxiliar o desenvolvimento organizacional.
Dentro desse mercado competitivo, quem fica parado corre o risco de chegar à falência.
Uma pequena empresa pode aprender com o exemplo das grandes empresas e analisar o caminho que elas trilharam.
Você se lembra da Kodak? Ela foi a maior empresa de fotografia do mundo e se manteve líder no mercado por cerca de 20 anos.
Desta forma, será possível se destacar no mercado (até mesmo utilizando-se da segurança do trabalho como estratégia) e alcançar melhores resultados para as empresas.
Caso queira saber mais sobre como utilizar a segurança do trabalho como estratégia a favor da sua empresa, conte conosco.
Teremos o maior prazer em ajudar você e a sua equipe de RH.