Depressão: descubra como evitar a doença no ambiente de trabalho

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OMS afirma que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. Descubra como evitá-la com esses 5 passos!

Ambientes de trabalho cada vez mais competitivos, pressão diária, excesso de tempo em um só ambiente e rotinas exaustivas são fatores que contribuem diretamente na qualidade de vida dos colaboradores e, sem dúvidas, tem desencadeado milhares de casos de depressão todos os anos em empresas por todo o mundo.

 

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Por mais que não seja reconhecida, a depressão é uma doença e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), será a mais incapacitante até o ano de 2020. Isso significa que mesmo que você não a leve em consideração ela existe e pode afetar pessoas ao seu redor ou quem sabe até você, mas, como qualquer outra doença, é passível de prevenção, por isso separamos algumas dicas de como tornar o ambiente de trabalho mais leve de modo a prevenir depressão.

1 – Empatia

Nada melhor do que ser acolhido quando você precisa, ainda mais quando esse acolhimento vem da empresa. Cada colaborador é único e precisa ser tratado como tal, por isso ter empatia e cuidado na hora de lidar com o funcionário faz toda a diferença e pode ajudar na prevenção da doença e redução de casos de afastamento.

2 –  Saiba onde falar

Evite dar feedbacks negativos na frente de outros colaboradores, isso pode aumentar a pressão e a competitividade dentro do ambiente de trabalho.

3 – Conte com profissionais

Ter um psicólogo disponível na empresa pode ajudar a identificar os sinais de depressão precocemente, ajudando no tratamento.

 4- Invista em momentos de união

Ter colaboradores unidos pode tornar o ambiente muito mais leve, por isso proporcione para os colaboradores momentos em que eles possam se conhecer e confraternizar.

5 – Pausas são importantes

As pausas são importantes para a produtividade, mas são ainda mais para o descanso da mente. Torne os intervalos ainda melhores com ginástica laboral.

 

Fique atento, depressão é coisa séria!

 

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