Por que devo me preocupar com a saúde do colaborador?

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A saúde do colaborador  deve ser uma das coisas que mais devem preocupar a empresa. Ora, se meu colaborador não está bem de saúde, ele não será produtivo, e poderá faltar ao trabalho algumas vezes, e consequentemente a qualidade dos serviços irão cair, o que pode gerar clientes insatisfeitos.

A empresa que se preocupa com a saúde do funcionário, e investe em Medicina do Trabalho, previne acidentes e doenças ocupacionais, que pode gerar uma despesa muito maior futuramente. O investimento em Saúde Ocupacional garante o bem-estar coletivo e aumento da produtividade, além de assegurar os acidentes e deveres do empregador.

 É extremamente importante, a empresa investir na segurança do trabalho para segurança do empregador e de seus colaboradores. As documentações e os laudos, além de fazerem parte da obrigatoriedade do Ministério do Trabalho, esses documentos protegem a empresa de problemas futuros, queixas trabalhistas, indenizações, etc.

O comprometimento com a saúde do colaborador e a prevenção de riscos gera um círculo virtuoso de respostas positivas para a empresa, uma vez que saúde está intimamente ligada ao orgulho de pertencer a uma organização.

 

Pense que a saúde do trabalhador é como um valor estratégico, e um grande diferencial para sua empresa. Os custos com a prevenção de acidentes são menores que os custos para reparar os danos causados por um acidente de trabalho ou doença ocupacional. A lista de prejuízos é grande: encargos com advogados, perda de tempo, redução na produção. Assim, é muito mais simples investir na prevenção e na regularização da segurança, evitando futuras complicações legais.

 

Saúde e segurança no trabalho

Toda empresa é obrigada a ter uma equipe de segurança do trabalho por lei.  A partir de um funcionário já é obrigatório, mas o empregador não precisa ter a equipe implantada dentro da sua empresa. Ele pode contratar uma empresa de medicina terceirizada que vai cuidar da saúde dos seus empregados.

É dever do empregador cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, implantando políticas de segurança com base na ação de profissionais especializados, que antecipam, reconhecem, avaliam e controlam todos os riscos existentes nas áreas de trabalho. Ele deve instruir os empregados (por meio de ordens de serviço ou treinamentos) quanto às precauções necessárias para evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, e também adotar todas as medidas determinadas pelo órgão regional competente.

Funcionários e empresários só têm a ganhar com a gestão da saúde no ambiente corporativo. Confira abaixo algumas das vantagens:

– Promove a conscientização e o aumento da auto-estima do trabalhador;
– Melhora a concentração e a produtividade no trabalho;
– Orienta estratégias e investimentos;
– Atrai e fideliza talentos;
– Reduz sinistro no plano de saúde da empresa;
– Minimiza em até 40% atrasos e faltas;
– Gera retorno para a imagem da corporação que reconhece no funcionário o motor da empresa

 

A Labore Saúde Ocupacional é especializada em Medicina do Trabalho e Qualidade de Vida.

Entre em contato conosco, solicite um orçamento. Será um prazer cuidar da saúde de sua empresa.

Fonte: baseado na matéria site Catho

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