LER, surdez e estresse ocupacional, conheça as doenças mais comuns do ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho tem afetado a saúde de seu colaborador? LER, surdez e estresse ocupacional são mais comuns do que gostaríamos, mas podem ser evitados com passos simples. Quer ver como? Continue lendo e descubra.
-
LER
A lesão por esforço repetitivo (LER) é causada pelo exercício prolongado e repetitivo de determinado movimento e pessoas das mais variadas funções podem ser acometidas pela doença. A LER é responsável por uma diminuição significativa de produção do colaborador e é a típica doença silenciosa, que só é descoberta nos casos mais avançados.
Para prevenir a doença é necessário fazer uso de instrumentos de trabalho ergonômicos, dessa forma o corpo não é danificado. As pausas durante o trabalho também são importantíssimas, ainda mais de forem realizados exercícios como Ginástica Laboral.
Leia também: Exames periódicos ajudam a prevenir doenças ocupacionais
-
Surdez
Já a surdez pode ser tanto temporária quanto definitiva e é causada por exposição intensa a ruídos. Por não estar ligada a uma atividade ou função específica, ela é considerada uma doença do trabalho e não profissional. Isso significa que qualquer colaborador que esteja na mesma condição ou no mesmo ambiente pode ser afetado, independentemente de sua função.
A melhor maneira de prevenir a perda da sensibilidade auditiva é com a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, em especial do protetor auricular.
-
Estresse ocupacional
Um ambiente de trabalho estressante reflete diretamente em seus colaboradores e pode causar desgaste e cansaço profundo, mais conhecido como estresse ocupacional. O problema é extremamente subjetivo e, no geral, tem causas muito individuais, mas os reflexos são os mesmos, e a forma de prevenir também. É preciso, antes de tudo, investir para oferecer um ambiente de trabalho saudável, onde o funcionário se sinta valorizado e seguro, onde ele pode crescer e ter apoio de seus colegas de trabalho.
O melhor ambiente de trabalho para seu colaborador é onde ele se sente feliz. Sua empresa é assim?