A sigla DORT significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho que constituem em doenças ocupacionais relacionadas às lesões por traumas cumulativos. Pode acometer estruturas ósseas, musculares, tendíneas, nervosas e do tecido conjuntivo.
O desenvolvimento dos DORT é multicausal. Estão relacionadas à execução de movimentos e esforços repetitivos, podendo, ainda, existir a super posição de outros fatores tais como: temperatura, vibração, posturas inadequadas, pressão psicológica e estresse.
Os DORT, constituem a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil, segundo dados do INSS. Empresas chegam a ter o custo anual de acidentes de trabalho e doenças osteomusculares de 20 bilhões com aposentadorias, indenizações e tratamento médico.
Entre trabalhadores brasileiros, 80 a 90% das doenças ocupacionais desde 1993 estão relacionados ao DORT. Com um custo em acidentes de trabalho de 2% do PIB nacional,
Baseado nisso, cresce a preocupação e o interesse empresarial em desenvolver programas preventivos e de reabilitação, para controle dos DORT. E é por isso que a ginástica laboral pode reduzir o absenteísmo por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, agindo diretamente nos seus fatores determinantes, sendo estes divididos em: físicos, psicológicos, sociais e econômicos.
O QUE É ABSENTEÍSMO?
O absenteísmo é definido como a ausência do servidor ao trabalho, por qualquer razão naquelas ocasiões em que seria de esperar a sua presença (ISOSAKI, 2003, p. 3).
O alto índice de absenteísmo proveniente de algias e lesões por traumas cumulativos é devido ao recrutamento inadequado de grupos musculares específicos e articulações sem a devida preparação, além dos desequilíbrios psicossomáticos, vem acarretando graves problemas à saúde dos colaboradores, refletindo negativamente na organização empresarial.
A falta de um elemento sobrecarrega os companheiros, gera insatisfações, diminui a produtividade, aumenta o custo operacional e compromete a eficácia organizacional .
O absenteísmo é um fenômeno complexo e de etiologia multifatorial, incluindo fatores psicossociais, econômicos e físicos, referentes ao ambiente de trabalho, de forma que pode fornecer informações importantes sobre o estado de saúde da população
VANTAGENS DA GINÁSTICA LABORAL
Estudos mostram que Ginástica Laboral influencia positivamente na redução do absenteísmo, ocasionado por doenças ocupacionais, pelo fato de agir diretamente nos fatores causadores dos DORT.
A fisioterapia do trabalho busca prevenir e reabilitar a saúde do colaborador, de maneira multiprofissional e interdisciplinar, atuando no controle epidemiológico de doenças do trabalho, que podem vir a gerar uma incapacidade com perda do rendimento profissional e diminuição da qualidade de vida do trabalhador.
Fonte: Extraído do artigo: “A INFLUÊNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NOS FATORES DETERMINANTES DO ABSENTEÍSMO POR DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO”. Autor: Maurício Bezerra da Silva e colaboradores.
Para saber mais sobre saúde ocupacional e Qualidade de vida, leia nossos outros artigos:
Ginástica Laboral previne doenças ocupacionais
Saude Ocupacional para quem trabalha em home office
A importância da Ginástica Laboral no Trabalho
Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional
Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.
Clique aqui para entrar em contato conosco