A Ergonomia é uma ciência que procura fornecer conforto e adaptação ao homem ao seu meio de produção. Assim, ela busca a produtividade e visa proporcionar a segurança nas atividades desempenhadas pelo trabalhador.
E a segurança do trabalho é o conjunto de métodos de prevenção que são adotados com a finalidade de minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e também proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.
Como aliar a Ergonomia e a Segurança do Trabalho?
A Ergonomia é a chave para a Segurança do Trabalho, e somente se informar não é garantia de que os problemas de postura, saúde e segurança no trabalho estejam resolvidos. Assim, é fundamental que haja determinação da empresa em promover mudanças e em criar uma cultura de segurança do trabalho, aliada com os conceitos de ergonomia como fatores chaves para a melhora na qualidade de vida e trabalho dos funcionários.
Durante as atividades no ambiente de trabalho, é comum as pessoas sentirem desconfortos. Isso ocorre em função de posturas erradas, movimentos repetitivos, iluminação inadequada e equipamentos inadequados para quem os utiliza. A ergonomia é extremamente importante dentro das organizações, em busca da melhoria da qualidade de vida, e deve ser desenvolvida por um profissional qualificado que inspeciona o ambiente de trabalho para avaliar a postura, movimento, mobília para assim aplicar a ergonomia de acordo com a necessidade.
Por muito tempo, a segurança do trabalho foi vista apenas como um tema que se relacionava ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI). A evolução tecnológica gerou novos ambientes de trabalho e riscos associados, e hoje, o setor de segurança no trabalho é multidisciplinar e tem como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais. A Legislação Trabalhista Brasileira reconhece a importância da segurança do trabalho com a finalidade de preservar a saúde e a integridade física do trabalhador.
A ergonomia apresentou grande crescimento nos últimos anos em função do aparecimento de muitos casos de Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Os fatores de risco geralmente encontrados são:
- trabalho repetitivo;
- postura inadequada;
- esforço em excesso;
- velocidade;
- duração;
- vibração;
- calor;
- ruído;
- iluminamento.
Quais são os benefícios da Ergonomia?
Os benefícios esperados com a implantação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho são:
- Redução nas perdas,
- redução de custos de produção e acidentes, sem comprometer os lucros;
- Aprimoramento da gerência de riscos e maior compromisso no cumprimento da legislação;
- Iniciação sistemática de técnicas de análise de acidentes, incidentes, danos em propriedades e perdas no processo industrial;
- Valorização da implantação de um sistema de gestão e saúde e de procedimentos padrões;
5 motivos para investir em Ergonomia
Uma visão panorâmica da ergonomia possibilita contextualizar o trabalho humano, de modo a encontrar as condições de trabalho que permitam a melhor integração do trabalhador do ponto de vista do conforto e segurança, assim como da confiabilidade e eficiência do sistema produtivo.
Texto baseado na publicação Fahor.com.br
A Labore Saúde Ocupacional é especializada em Ergonomia, entre em contato conosco. Nós queremos ajudar a sua empresa e proporcionar mais saúde e mais segurança para sua equipe!
Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional
Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.
Clique aqui para entrar em contato conosco