Ginástica Laboral Compensatória

Notícias recentes

Dentre as modalidades da Ginástica Laboral, temos os exercícios de cunho terapêutico, que são compensatórios, ou seja, tem a finalidade de atingir os músculos sobrecarregados pela atividade de trabalho.

É comum o trabalhador apresentar ao longo do dia dores e incômodos em diversas regiões do corpo, frutos da atividade muscular estática durante a manutenção da postura, ou até mesmo movimentos repetitivos durante a execução das atividades laborais.

Dessa forma, é extremamente importante, o colaborador fazer algumas pausas durante sua jornada diária, sendo que essa pausa pode ser livre ou ativa.

A pausa livre é mais comum, e acontece quando o colaborador tira um tempo para fazer um lanche, tomar um café, ir ao banheiro, fazer uma ligação. Esta pausa apresenta grande eficiência em prevenção de doenças ocupacionais, como a DORT .

A pausa ativa, é quando o colaborador realiza um conjunto de atividades preventivas direcionadas, e é o momento perfeito para que sejam inseridos exercícios laborais compensatórios ativos, ou mesmo passivos, visando auxiliar na recuperação tissular, importante fator de causa dos DORTs.

Na ginástica Laboral compensatória, predominam exercícios de alongamento, relaxamento muscular  e de correção postural. Para que esta alcance os seus objetivos, é muito importante que o seu planejamento seja embasado por um conhecimento profundo das tarefas realizadas bem como das estruturas predominantemente exigidas, dessa forma será possível propor exercícios efetivamente capazes de compensar  os impactos do trabalho sobre a saúde do trabalhador.

Outra questão importante é que  a utilização desta  classificação da Ginástica Laboral, deve ser definida  no momento do planejamento do programa, muitas vezes a própria empresa cliente irá sugerir o melhor horário para realização das atividades isso porque em geral os clientes consideram os horários em que seus colaboradores tem menor demanda de atendimento a clientes para realizarem a Ginástica, nem sempre este corresponde ao melhor horário para realizá-la, mas não incomum precisarmos adaptar as exigências do cliente.

A Ginástica Laboral compensatória é recomendada para setores administrativos como escritórios, agências bancárias e tele atendimento.

Esse exercício não deve afastar o trabalhador por longos períodos do trabalho ou do lanche, ou mesmo do descanso, de modo que não se transforme em algo que interfira na produtividade ou no descanso do trabalhador. Nossa prática mostra que a duração de sete minutos tem sido suficiente para atender à necessidade dos colaboradores sem interferir na sua pausa ou na sua produtividade.

 

 

 

Fonte:

Fisioterapia Preventiva  nos distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho -DORTs- A fisioterapia do trabalho Aplicada. Luís Guilherme Barbosa,2002.

Alessandrogoncalves.com.br

Compartilhe
WhatsApp chat