As modalidades da Ginástica Laboral

Notícias recentes

Você sabia que a Ginástica Laboral tem diversas modalidades e elas ajudam a prevenir doenças ocupacionais? E muito mais, a ginástica laboral trás motivação para uma mudança no estilo de vida, trazendo mais saúde e bem estar.

As modalidades de Ginástica Laboral são classificadas pelo objetivo a que se destinam e também de acordo com o horário a serem aplicadas. Há também situações em que as modalidades são aplicadas simultaneamente ou de forma mista.

1 Ginástica Laboral de Compensação

São exercícios físicos realizados durante as pausas da jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional e aproveitando as pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas nos postos operacionais. O objetivo desse exercício é corrigir a postura, trazer equilíbrio funcional, físico e mental, e também reduz a fadiga.

 

2.  Ginástica Laboral Preparatória

A Ginástica Laboral Preparatória é um conjunto de exercícios físicos realizados antes do início da jornada de trabalho. Ela tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados pelas tarefas e despertando-os para que e sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. Este tipo de ginástica também aumenta a circulação sangüínea em nível muscular melhorando a oxigenação dos músculos, e prepara o indivíduo para o trabalho de velocidade, força ou resistência.

 

3.  Ginástica Laboral Compensatória

Este exercício é realizado durante a jornada de trabalho, em pausas de 5 a 8 minutos ou micropausas de 30 segundos a 1 minuto. Sua principal finalidade é distensionar e compensar todo e qualquer tipo de tensão muscular adquirido pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas musculoligamentares, preparando o trabalhador para melhor cumprir e executar o seu trabalho com conseqüente aumento do seu rendimento profissional. Esta modalidade de ginástica laboral tem por objetivo: melhorar a circulação, com retirada de resíduos metabólicos; modificar a postura no trabalho; alongar e distensionar os músculos sobrecarregados; reabastecer os depósitos de glicogênio; prevenir a fadiga muscular.

Entre os tipos de exercícios de distensionamento podem ser sugeridos:

  • de alongamento e de flexibilidade;
  • respiratórios;
  • posturais; 

 

4.  Ginástica Laboral Corretiva

A Ginástica Laboral Corretiva é destinada aos indivíduos com deficiências morfológicas não-patológicas, sendo aplicada a um número restrito de pessoas que apresentam a mesma característica postural.

Essa modalidade tem como objetivo alongar os músculos que estão curtos e encurtar aqueles que estão alongados, restabelecendo o antagonismo muscular através de exercícios específicos. Os exercícios são realizados em seção específica, apenas com os indivíduos que apresentam as mesmas características: portadores de deficiências morfológicas não patológicas.

 

5. Ginástica Laboral de Manutenção ou de Conservação

A Ginástica de Manutenção ou de Conservação é aplicada para a manutenção do equilíbrio morfológico das pessoas integrantes de programas de Ginástica Laboral em empresas, de modo que permaneçam estáveis. É composta normalmente de exercícios aeróbicos e é executada antes da jornada de trabalho, durante os intervalos de almoço ou equivalente ou ainda após o expediente, com duração de 30 a 60 minutos.

 

6.  Ginástica Laboral de Relaxamento

 A ginástica laboral de relaxamento é uma ginástica utilizada após a jornada de trabalho com uma duração de aproximadamente 10 a 12 minutos, em que o trabalhador poderá descansar, acalmar-se e relaxar antes de ir para casa, tendo como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com conseqüente melhora da função social.

Este tipo de relaxamento pode ser feito por meio de:

  • automassagem;
  • exercícios respiratórios;
  • exercícios de alongamento e flexibilidade;
  • meditação;

Tal atividade poderá servir para eliminação não só das tensões geradas pelo trabalho e conseqüente relaxamento muscular, como também eliminação dos resíduos metabólicos como o ácido láctico

 

7.  Ginástica Laboral de Descontração.

A Ginástica Laboral de Descontração pode ser realizada em qualquer horário da jornada de trabalho, normalmente é realizada no meio da jornada. Seu objetivo é a descontração, integração, socialização entre os trabalhadores e motivação para o trabalho. Ela também objetiva a quebra da monotonia das atividades. Para tal, são realizadas atividades físicas em grupo, ou em dupla, brincadeiras e atividades de descontração.

 

Fonte: Manual da Ginástica Laboral – Autor: George Coelho.

Ginastica Laboral Divulgação

 

Leia mais:

História da Ginástica Laboral

Ginástica Laboral no Trabalho

Qualidade de vida

 

Clique aqui e conheça os serviços da Labore Saúde Ocupacional

Clique aqui para conhecer melhor a Labore Saúde Ocupacional, referência em Medicina e Segurança do Trabalho de Maringá – PR.

Clique aqui para entrar em contato conosco

Compartilhe
WhatsApp chat