A maioria dos problemas de saúde pode ser evitada por meio da prevenção. E, mesmo quando há incidência de alguma dessas patologias, o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura e ameniza a necessidade de tratamentos mais complexos. É nesse intuito que o check-up anual ganha relevância.
Por meio de um check-up, é possível prevenir e detectar doenças ainda em estágios iniciais. Exames simples, quando feitos rotineiramente, são suficientes para cumprir essa função. O fundamental é que homens e mulheres sejam conscientizados e incentivados a fazer o check-up.
A partir de que idade é recomendado fazer o check-up anual?
Especialistas recomendam que pessoas com mais de 35 anos tenham o hábito de fazer o check-up ao menos uma vez por ano. Entretanto, independentemente da idade, pessoas no grupo de risco precisam procurar um médico para fazer o check-up e seguir a recomendação dele quanto a melhor frequência de realização dos exames.
São considerados fatores de risco:
- Sedentarismo;
- Sobrepeso;
- Fumantes;
- Má alimentação;
- Ser portador ou ter histórico de doenças crônicas na família;
- Apresentar sintomas frequentes, como dores no corpo, fadiga, palpitação, ganho ou perda de peso repentina…
Quais exames são feitos no check-up?
O primeiro passo para quem deseja fazer um check-up é marcar uma consulta com um médico da família ou clínico geral. Esse especialista fará um diagnóstico do paciente, com base no histórico clínico e familiar, e, depois, solicitará os exames mais adequados a situação e idade. Os exames mais comuns são:
- Hemograma;
- Colesterol;
- Aferição de pressão;
- Triglicerídeos;
- Glicemia;
- Hepatograma;
- Eletrocardiograma;
- Exame de fezes e urina;
- Raio-X do Tórax;
- Exames de tireoide;
- Teste ergométrico;
- Mamografia;
- Papanicolau;
- Colposcopia;
- Exame da próstata.
Além do check-up, o que é preciso fazer?
O check-up ajuda a detectar precocemente doenças como hipertensão, diabetes e a maioria dos tipos de câncer. Além disso, patologias que são assintomáticas no começo podem ser diagnosticadas nos exames. Porém, é preciso também ter hábitos de vida mais saudáveis.
Unindo um estilo de vida mais saudável com exames de rotina, potencializa-se a chance de não desenvolver doenças e aumenta as chances de cura/controle, no caso de alguma patologia surgir. Compete aos familiares e empresas estimular e incentivar as pessoas a fazer o check-up anual.
Fonte: IMTEP