Como orientar as minhas colaboradoras sobre a importância da mamografia?

Notícias recentes

Outubro Rosa nos relembra a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama mas, principalmente, sobre como é importante o exame periódico, inclusive ocupacionais anuais, pois podem ser a primeira porta do diagnóstico do câncer de mama da sua funcionária, mas também, de muitas outras doenças.

Em muitos casos o exame periódico ocupacional é o único contato dos seus funcionários com um médico ao ano, em virtude da grande deficiência da saúde pública do país, e muitas vezes, até privada, já que há uma cultura da consulta ambulatorial em pronto socorro, o que deixaremos para outra oportunidade.

É certo que no exame periódico ocupacional, seu funcionário terá uma chance de expor seus sintomas, suas dores e preocupações, que serão analisadas pelo médico do trabalho, que poderá diagnosticar de imediato uma doença, mas tão importante quanto o diagnóstico, poderá encaminhar e conduzir o caso ao médico assistente especialista, por exemplo, um oncologista no caso do câncer de mama, ou de outra especialidade que se faça necessária para o diagnóstico e tratamento.

Além disso, o médico do trabalho poderá fazer uma das coisas mais importantes em medicina, a orientação, a recomendação, de algo que seja adequado para aquele indivíduo, inclusive, retirando dúvidas que possam existir, como por exemplo, sobre se o anticoncepcional pode causar o câncer de mama.

Um importante estudo publicado no final de 2017 no jornal médico The New England Journal of Medicine (Contemporary Hormonal Contraception and the Risk of Breast Cancer), que estudou cerca de 1,8 milhões de mulheres com menos de 50 anos, seguidas por mais de 10 anos, afirma que o anticoncepcional aumenta um pouco o risco de câncer de mama em mulheres, em cerca de 20 %.

O estudo confirma ainda, que embora os medicamentos anticoncepcionais aumentem a chance de câncer de mama, eles também diminuem o risco de câncer de ovário, endométrio e de câncer colorretal, além de possuírem outros importantes benefícios, como o fato de serem um excelente método contraceptivo, melhorando os sintomas menstruais.

O melhor é balancear o risco e o benefício do uso de todos os medicamentos, inclusive dos anticoncepcionais, com o médico, já que todo medicamento tem efeitos adversos a curto, médio e longo prazo. Neste caso, vale a máxima: “a diferença entre o medicamento e o veneno é a dose”.

Por isso, o exame periódico ocupacional tem um efeito importante na saúde dos seus funcionários, da sua empresa, prevenindo doenças, diminuindo a sinistralidade com o plano de saúde, diminuindo os custos com o absenteísmo, e com isso melhorando a lucratividade, melhorando a qualidade de vida e, principalmente, orientando todo o grupo populacional da sua empresa.

Aqui na Labore Saúde Ocupacional, estamos sorteando um exame de mamografia. Todos podem participar!

Venha e participe!

Fonte:  Health Work

Compartilhe
WhatsApp chat